Brasil é o 2º maior mercado para a indústria têxtil do Peru

Veículo: Investimentos e Notícias
Seção: Notícias

O bom momento nas relações comerciais entre Brasil e Peru no setor têxtil tem despertado o interesse de empresários brasileiros em explorar o potencial do país vizinho. Nos dois primeiros meses deste ano, a balança comercial entre ambos registrou aumento de 16,2% nas exportações no comparativo a 2014, atingindo a marca de US$ 8,3 milhões, o que torna o Brasil o segundo maior mercado para os produtores peruanos à frente de Equador e Venezuela.

A importância do mercado peruano para o setor têxtil brasileiro pode ser medida na presença de empresas nacionais no Perú Moda y Perú Gift Show 2015 que está acontecendo em Lima até 29 de maio. Mais de 50 produtores, segundo os organizadores, entre as principais marcas do mercado vão participar das rodadas de negócios na capital peruana.

Segundo a ministra do Ministério de Comércio Exterior e Turismo (Mincetur) do Peru, Magali Silva, o bom momento entre os dois países reforça o interesse do empresariado brasileiro de moda pelos produtores peruanos. 'Quando atestamos uma diminuição nas exportações em nível geral, para o Brasil as vendas seguem crescendo', afirma a ministra.

Dados do Mincetur mostram que os negócios entre Brasil e Peru têm registrado um movimento de alta nos últimos anos. Em 2014, as exportações do setor têxtil registraram um significativo aumento de 15,1% em comparação a 2013. O volume total de vendas saltou de US$ 103,5 milhões para US$ 119,2 milhões. 'Estima-se que 2015 terá a mesma tendência de crescimento', completa Magali Silva.

Ainda segundo o Mincetur, o total de vendas do Peru ao Brasil no setor cresceu uma média anual de 13,8% entre 2010 e 2014, acrescentando à balança comercial a cifra de US$ 1,593 milhões. Além disso, o valor das exportações peruanas oriundas da adição de produtos neste mercado quase duplicou nos últimos cinco anos, passando de US$ 258 milhões para US$ 489 milhões.

Considerado hoje um dos principais eventos do setor têxtil da América Latina, o Perú Moda y Perý Gift Show 2015 está reunindo na capital Lima produtores locais e empresários interessados em fazer negócios com os fabricantes peruanos. A organização estima presença de dois mil compradores internacionais de 54 países, 300 stands, 14 mil visitantes e negócios girando na casa dos US$ 135 milhões durante os dias de evento.