Comitê organizador da Rio-16 fecha R$ 1,7 bi em contratos

Veículo: Folha de S. Paulo

Seção: Colunistas (mercado aberto)

As despesas do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 chegaram a R$ 1,7 bilhão até abril, segundo a entidade. O valor representa 22% do orçamento total de R$ 7,4 bilhões.

Editoria de Arte/Folhapress

Outra parcela de R$ 1 bilhão deverá ser aplicada em contratos cujas concorrências já estão abertas ou deverão ser iniciadas nas próximas semanas.

"O objetivo é chegar ao fim deste ano com 85% a 90% das negociações fechadas", diz Tania Braga, do comitê.

A instituição é responsável pela parte operacional dos Jogos, como compra de alimentos para os atletas, móveis e transporte das delegações.

Por isso, o valor não inclui as despesas dos governos com instalações desportivas e infraestrutura pública.

Do total de 285 empresas que já são fornecedoras do comitê, 257 (90%) são brasileiras –a priorização de grupos nacionais é um dos critérios para as compras.

Requisitos ambientais e sociais também foram adotados pela entidade, como a aquisição de madeira proveniente de áreas de manejo e de têxteis de companhias que cumprem a lei trabalhista.

"A mudança de mentalidade das empresas em relação às compras sustentáveis poderá ser um legado dos Jogos", afirma a executiva.

O orçamento do comitê é formado integralmente por recursos privados.

A maior parte vem de patrocinadores locais (40%), de contribuição do Comitê Olímpico Internacional (25%) e da venda de ingressos (16%).