Riachuelo eleva lucro e receita

Veículo: Textile Industry

Seção: Economia

Com o cenário avaliado pela companhia como recessivo, a rede de lojas Riachuelo alterou o mix de produtos, ampliando a participação dos itens básicos na coleção, em detrimento da linha fashion. O resultado foi que o preço médio por peça ficou praticamente igual ao do primeiro trimestre de 2014, com aumento de 0,5%. Mas, a rede ampliou o faturamento porque vendeu mais itens, disse a empresa em conferência com analistas de mercado e investidores. A receita líquida de janeiro a março cresceu 23,1% sobre o mesmo período do ano passado, para alcançar R$ 1,09 bilhão.
Também houve crescimento no lucro líquido de 18,9%, somando ganhos de R$ 84,9 milhões. Foram abertas três lojas, deixando a rede com 260 pontos. O investimento 61% a mais que o desembolsado no primeiro trimestre de 2014. Do total de R$ 99,5 milhões, R$ 42 milhões foram destinados a lojas novas e outros R$ 41,2 milhões reservados ao novo CD de Guarulhos, cuja inauguração está prevista para o início de 2016. A maior parte dos recursos foi gasta na compra de equipamentos de automação do centro de distribuição, que fica a sete quilômetros de distância do atual. Segundo informou ao mercado Tulio Queiroz, CFO da Riachuelo, a migração das operações para o novo CD será gradativa, mas, quando concluída, o velho será desativado.

Ainda de acordo com a companhia, janeiro sofreu com a ruptura de abastecimento das lojas por conta de atrasos na entrega de itens básicos importados da China e enviados a partir do CD que a empresa mantém em Xangai, mas, que a situação foi normalizada em fevereiro. Por precaução, a Riachuelo elevou os níveis de estoque, sendo que 45% dele são formados por itens básicos.
Como confecção dedicada a abastecer às lojas do grupo, a Guararapes encerrou o primeiro trimestre com produção de 10,1 milhões de peças, que representam 27,4% das vendas totais da Riachuelo. No relatório trimestral, a companhia destacou ainda o teaser da coleção assinada por Lethicia Bronstein e que será lançada no segundo semestre. Foi o vestido que a modelo Caroline Ribeiro usou para entrevistar os famosos que passavam pelo red carpet do Oscar 2015, em fevereiro, para o canal TNT de TV paga.