Notícias

Indicadores de Gestão Pública do município são apresentados em Blumenau

Os Indicadores de Gestão Pública foram apresentados nesta quarta-feira (29) pelo pesquisador Adriano Strassburger, em palestra realizada pelo Observatório Social de Blumenau, o Osblu. O presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, participou do evento, que reuniu associados e voluntários do Observatório, comunidade e representantes do poder público.

Dentre os 98 municípios que possuem Observatório Social – foco de pesquisa do Observatório Social do Brasil, Blumenau se destaca nos indicadores Receita, Saúde, Educação, Segurança e Emprego, segundo a pesquisa de Adriano Strassburger. Em termos de Receitas, Blumenau apresenta o 12º maior valor per capita de cursos transferidos do governo estadual e federal, o que representa 55,43% do total do orçamento.

Na saúde, as despesas do município deixam Blumenau com o 11º lugar em maior volume per capta de gastos e em 12º em Saneamento. O município apresenta uma média de 3,23 médicos para cada mil habitantes e 55,99 internações hospitalares (mil/hab), sendo que a taxa ideal é até 80. A taxa de infecção de HIV é de 11,85 (mil/hab) e o volume de nascimentos por cesariana – com um índice superior a 64% sobre o total de nascidos vivos, enquanto a recomendação da OMS é de no máximo 15%.

Na educação, a média de alunos por turma é de 16,6 no ensino infantil, 24,1 no fundamental e 32,3 no ensino médio. O percentual de aprovação no ensino fundamental é de 93,5% e no médio, 74%. Strassburguer destaca, em especial, o volume de emprego no serviço público. Blumenau tem a 4ª menor taxa, 4,6% do total de empregos formais do município.

Os Indicadores de Gestão Pública – IGP apresentam os aspectos sociais de forma quantitativa, o que permite avaliar se as políticas públicas, projetos sociais e investimentos estão contemplando as necessidades da população. Na gestão pública, os Indicadores de Gestão Pública – IGP são instrumentos que contribuem para identificar e medir aspectos relacionados a um fenômeno decorrente da ação ou omissão do governo. O link para os indicadores de Blumenau podem ser acessados no site do Osblu: www.osblu.org.br

Voluntários

Entre as atividades do Osblu no segundo trimestre deste ano está o evento de sensibilização para novos voluntários do Observatório Social, que acontece dia 6 de maio a partir das 19 horas, na Acib. Os voluntários do Osblu acompanham as licitações e monitoram a compra de materiais, realização de obras e prestação de serviços pelos órgãos públicos. As vagas são limitadas e os interessados em participar devem inscrever-se gratuitamente no portal do Osblu.



Compartilhe:

<< Voltar