Setor Têxtil tem queda de 17,1% na produção física de vestuário no primeiro bimestre

Veículo: Maxpress Net

Seção: Economia

Diante de um cenário dos mais hostis já enfrentados, com queda na produção, nos investimentos e nos empregos, o Setor Têxtil e de Confecção nacional, sob o comando da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), irá relançar, no próximo dia 14, em Brasília, sua Frente Parlamentar José Alencar para o Fortalecimento do Setor, agora em sua terceira legislatura. A capital federal será invadida por vários empresários, trabalhadores e profissionais liberais ligados à indústria da moda que, durante todo o dia, terão várias reuniões com os parlamentares e autoridades do executivo, culminando com um jantar no clube naval para marcar o início dos trabalhos da nova Frente.

“Nossa agenda de competitividade tem muitos pontos em comum com a indústria de transformação como um todo, mas há questões específicas como o nosso pleito do Regime Tributário Competitivo para Confecção (RTCC) que tem um bom acolhimento no MDIC, porém está parado desde o ano passado na Fazenda. A nova Frente será orientada em relação aos temas mais urgentes, como a desoneração da folha e a NR12, e também com temas de médio prazo como a modernização das Leis Trabalhistas” explica Rafael Cervone, presidente da Abit.

O Setor terá seu primeiro compromisso em Brasília às 11h, quando reunirá parlamentares (especialmente os novos ingressantes) para fazer uma apresentação do cenário do setor e seus principais gargalos e pleitos. O encontro será no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, Anexo IV, em Brasília, DF.

Frente Parlamentar Jose Alencar

Criada em 2008, a frente parlamentar mista constituída por deputados federais e senadores tem defendido o setor têxtil e de confecção desde então, seja em plenária, nas articulações com seus pares, quanto na facilitação de audiências entre autoridades e empresários. A terceira formação, que será formalizada na terça-feira, reconduzirá o deputado federal Henrique Fontana ( PT/RS) à coordenação nacional da frente têxtil, que já conta com 239 membros. A coordenação geral ficou:

• Líder na Câmara dos Deputados: deputado Henrique Fontana (PT RS)
• 1º Vice Líder na Câmara dos Deputados: deputado Vanderlei Macris (PSDB SP)
• 2º Vice Líder na Câmara dos Deputados: deputado Zeca Dirceu (PT PR)
• Líder no Senado Federal: senador Luiz Henrique (PMDB SC)
• Secretária Geral: deputada Gorete Pereira (PR CE)
• Coordenador Estadual MG: deputado Diego Andrade (PSD MG)
• Coordenador Estadual RJ: deputado Otávio Leite (PSDB RJ)
• Coordenador Estadual RS: deputado Renato Molling (PP RS)
• Coordenador Estadual SC: deputado Rogério Peninha (PMDB SC)

Perfil do setor

- 33 mil empresas, sendo 75% confecções de pequeno e médio portes.
- 1milhão e 600 mil empregos diretos.
- quarto maior produtor de vestuário do mundo.
- faturou US$ 55,4 bilhões em 2014 (redução de 4,8% em relação a 2013).
- importações de vestuário aumentaram 25 vezes em uma década.
- reduziu a produção física em 5% no vestuário e 3% no têxtil, em 2014.
- fechou mais de 20 mil postos de trabalho em 2014.
- alcançou o déficit de US$ 5.905 mi em 2014.