Sindicatos convocam paralisação no dia 15 contra terceirização

Veículo: Valor Econômico

Seção: Economia

BRASÍLIA -­ As centrais sindicais CUT e CTB, além de movimentos dos sem terra (MST) e dos sem teto (MTST), convocarão uma paralisação geral na próxima quinta­feira, dia 15, contra o Projeto de Lei 4330, que regulamenta a terceirização do trabalho por parte das empresas.

O texto-­base da nova regra foi aprovado ontem na Câmara dos Deputados, mas ainda precisa passar pelo Senado e pela sanção da presidente Dilma Rousseff.

Segundo estudo realizado pela CUT, os trabalhadores terceirizados receberam 25% menos do que os contratados diretos, realizavam uma jornada semanal de 3 horas a mais e eram as maiores vítimas de acidentes de trabalho.

A favor

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgou nota ontem defendendo o PL 4330. “A contratação de serviços terceirizados na indústria brasileira se tornou um elo da estrutura produtiva e fator determinante para a competitividade do setor”, diz o texto.

A entidade considera “injustificável que uma forma moderna de divisão do trabalho, difundida pelas estruturas produtivas globais, encontre tanta resistência no país”.