Empresas apostam na cultura do elogio para melhorar o ambiente de trabalho

Brandili criou o programa “Valeu!” para valorizar colaboradores

Um simples elogio ou uma palavra amiga podem mudar o seu dia, não é mesmo? A partir desse conceito, muitas empresas criam ações para motivar os funcionários no ambiente de trabalho, estimulando a cultura do reconhecimento e do elogio.  A Brandili, empresa catarinense especializada em moda infantil que possui cerca de 1,7 mil colaboradores, instituiu o “Valeu!”, um programa que incentiva os funcionários a trocarem elogios por ações positivas realizadas no ambiente de trabalho. Na última edição, a iniciativa teve uma média mensal de 500 indicações válidas. “Essa novidade contribuiu para melhorar o clima organizacional ao promover os elogios de forma horizontal, entre colegas, e não apenas verticalmente, aquele vindo das chefias. Vimos uma notável diferença”, afirma a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Claudia Orçati Caniceiro.

Depois do início do programa, a empresa também percebeu uma mudança no comportamento dos funcionários, já que todos se esforçam mais para receber o reconhecimento. Além do clima organizacional, outro item que melhorou significativamente dentro da empresa depois da ação foi o número de demissões, que diminuiu em 20%. “Sabemos que o “Valeu!” não promoveu este resultado de forma isolada, mas temos certeza que contribuiu, pois melhorou o clima e o alto astral dentro do ambiente de trabalho”, destaca a gerente.

O “Valeu!” funciona da seguinte forma: todos os colaboradores, do chão de fábrica à diretoria, a cada dois meses, ganham uma raspadinha, que contém um dos valores da empresa. Ao raspar, eles devem indicar um colega que se destaca pela prática deste valor e depositar o voto em uma urna. No final do período de votação, a equipe de Comunicação Institucional, responsável pelo programa, soma os votos e os valida. Na justificativa, só valem ações relacionadas ao ambiente de trabalho e devem ser plausíveis, caso não sejam, o voto não é computado no ranking.

O ranking é bimestral e tem também o acumulado do ano. Os três colaboradores mais votados do bimestre participam de um evento de reconhecimento com a presença da diretoria, gerentes e gestores, com direito a brinde com espumante sem álcool. Eles ganham um kit com camisetas que passam a ser usadas como uniforme, sendo reconhecidos no dia a dia pelos colegas como “gente que faz a diferença”, estimulando ainda mais o comportamento e as atitudes positivas. O diretor-geral da empresa faz questão de reconhecer publicamente aqueles que mais ouviram a expressão “Valeu!”. “O elogio e o clima agradável sempre foram marcas da Brandili e esse tipo de programa aponta para os colaboradores que nós pretendemos seguir neste caminho. Nosso desafio é manter essa cordialidade sempre, mesmo com os desafios do crescimento previsto para os próximos anos”, comenta o Diretor Geral da Brandili, Eduardo Bertoldi de Salvo.

Além da votação do “Valeu!”, os gestores de todas as áreas receberão nesta edição, cujas votações começaram no fim de março, um material de treinamento sobre como elogiar mais e praticar feedbacks positivos. A ideia é que todos saibam como valorizar os colaboradores e as equipes, aproveitando várias situações do dia a dia. “Às vezes, a rotina nos impede de identificar oportunidades valiosas de reconhecermos alguém e não podemos esquecer que essas atitudes são fundamentais e contribuem para a satisfação com a empresa e com a produtividade individual e das equipes”, finaliza Claudia.

Brandili

Fundada em 1964, no município de Apiúna (SC), por Carl Heinz Brandes e Lili Elza Bernardi Brandes, a Malharia Brandili originalmente produzia conjuntos para batizados. Hoje, a empresa é conhecida como Brandili Têxtil e possui uma grande variedade de produtos direcionados às crianças de todas as idades, oferecendo soluções atrativas em moda infantil com produtos democráticos e acessíveis, sendo uma das marcas preferidas pelas mães e pelos lojistas. A companhia entende que, para crescer de forma sustentável, precisa respeitar o meio ambiente e cuidar das crianças hoje, para que elas tenham um futuro melhor amanhã. Por isso, adota diversas práticas ambientais e sociais, reconhecidas pela Fundação Abrinq, que conferiu à Brandili o título de “Empresa Amiga da Criança”. O amor pela criança está no DNA da empresa, sendo o posicionamento e o maior valor da marca.