SETOR TÊXTIL EM SC PROJETA ANO DIFÍCIL

Veículo: Diário Catarinense

Seção: Economia

O setor têxtil registrou um déficit de US$ 5,9 bilhões na balança comercial em 2014. Houve queda de 6,7% nas exportações, alta de 4,8% nas importações e redução de 4,8% no faturamento, que foi de US$ 55,4 bilhões. Os dados, levantados pela Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, ilustram o cenário nacional e correspondem ao mesmo que foi vivenciado por Santa Catarina nos últimos 12 meses. Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau e Região (Sintex), Ulrich Kuhn, o ano passado foi difícil para o setor têxtil e as perspectivas indicam estagnação para 2015. No Estado, houve queda na produção têxtil de 3,9% e de 10,5% no vestuário.

Apesar do cenário negativo, Ulrich afirma que é possível passar por este período de turbulência econômica. A entidade promoveu uma Turnê do Mercado Têxtil no começo do mês em Blumenau, Brusque, Joinville e São Bento do Sul, com a participação de 11 empresas têxteis da região. O objetivo é melhorar o relacionamento entre compradores do Brasil e as indústrias têxteis da região. Houve visitas nos show rooms e nas fábricas das empresas que integram o projeto.