Círculo S.A. confecciona manta com trabalhos manuais de artesãs de todo o Brasil

GASPAR (SC) - Há 76 anos no mercado, a Círculo S.A., fabricante de linhas para crochê, tricô e bordados e importadora de tecidos para patchwork, está sempre buscando alternativas para estreitar e fortalecer o relacionamento com as artesãs. Após disponibilizar diversos canais de comunicação e interação com este público, a empresa apresenta a campanha “Histórias Bordadas com a Círculo”. A ideia principal é associar a trajetória da Círculo com as histórias pessoais de artesãs sobre o “fazer do bordar” através do envio para a empresa de bordados criativos , feito com as linhas Rubi, Aquarelle ou Maxi Mouline, em um quadrado de tecido de algodão branco no tamanho de 10cmx10cm. Além do quadrado bordado, a participante deve enviar o rótulo da linha que usou juntamente com os dados pessoais completos, conforme o regulamento no site. Para concluir, a equipe de marketing da Círculo S.A. se responsabiliza em unir todos os quadrados, confeccionando uma manta que contará um pouco da vida de diversas artesãs do Brasil. O trabalho final será exposto na fábrica da Círculo S.A., e também em feiras em que a empresa participa.

O projeto iniciou em setembro do ano passado, e o prazo para o envio do material seria até janeiro, entretanto muitas pessoas pediram para que o prazo fosse prorrogado, pois gostariam de participar e não tiveram tempo de finalizar o trabalho. Até o momento, foram recebidos 53 quadradinhos com diversos motivos, provenientes de onze regiões do país. “Ficamos encantados com o resultado até agora. Todos os quadrados que recebemos vêm acompanhados de uma carta relatando uma história emocionante. Quando chegam os envelopes, toda a equipe para o que está fazendo para apreciar e saber um pouco mais da artesã que enviou o material. São trabalhos que retratam a infância, que mostram o momento em que a pessoa aprendeu a bordar, que falam de vida, de perdas e até bordados a partir de rabisco infantis”, revela a coordenadora de Marketing Digital da Círculo, Fernanda Wieser.

A campanha “Histórias Bordadas com a Círculo” ainda não tem data final estipulada. ““Pensamos em dar continuidade ao projeto, visto o retorno positivo que tivemos. Futuramente a ideia é ampliar a manta final, e quem sabe até os 100 anos da Círculo S.A. termos uma manta gigante, produzida pelo próprio consumidor, um trabalho que retrata suas memórias e sua relação com a história da Círculo S.A.”, explica Wieser. Além da exposição da manta, está prevista a exibição de um curta-documentário que está sendo produzido a partir de depoimentos de algumas bordadeiras e comunidades que participaram da campanha, e colaboradores da Círculo S.A., que falarão sobre o envolvimento nesta ação, em que belas e emocionantes histórias se encontram.