Varejo prevê faturamento maior em 2015

 

Veículo: Valor Econômico

Seção: Economia

Após queda de 1,6% em termos reais neste ano, o faturamento do varejo do Estado de São Paulo deve ter crescimento de 1,2% em 2015, para R$ 534,9 bilhões, de acordo com estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Se em 2014 a alta da inflação, dos juros e das incertezas relacionadas à economia reduziram a confiança dos consumidores, em 2015 os ajustes esperados na política econômica poderão recompor parte das perdas, diz a entidade.

Apesar da perspectiva mais positiva na média do Estado, o faturamento do varejo na capital, que tem peso de 30% no total, continuará com queda real, de 1,1% - menor que a prevista para este ano, de 3,8%. A região do ABCD deverá registrar aumento de 1,2%, longe de recuperar o tombo de 8,2% do período atual.

O ano de 2014 foi marcado por uma forte queda nos indicadores de confiança de ambos os lados do balcão. De acordo com o mais recente dado disponibilizado pela entidade, de novembro, o índice de confiança do consumidor estava 16% abaixo do mesmo período em 2013 e o de intenção de consumo das famílias tinha queda de 12,9%. A confiança dos empresários terminou novembro 12,7% menor que há um ano.

Os baixos patamares de confiança se refletiram em quedas pronunciadas nas vendas na maioria dos segmentos do varejo paulista, em especial as de bens duráveis, dependentes de crédito - principalmente veículos, eletrodomésticos e materiais de construção. Os aumentos ficaram por conta dos bens de consumo essenciais e de primeira necessidade, como alimentos, produtos de higiene e de limpeza e medicamentos.