Grupo de SC pretende ser o maior produtor de jeans do país

Veículo: Folha de São Paulo

Seção: Economia

O plano do catarinense Alexadre Menegotti, 43, é tornar o grupo de empresas da família, AMC Têxtil, no maior conglomerado de jeans e malhas do país.

Para isso, deve adquirir mais marcas. A estratégia começou em 2000 com a compra da grife Colcci e, nos anos seguintes, das marcas Forum, Tufi Duek, Sommer e Triton.

A empresa produz hoje 10,2 milhões de toneladas de tecidos ao ano e 2,8 milhões de peças."O 'jeanswear' é a única fatia do mercado de moda nacional na qual as grifes estrangeiras não conseguem competir, as brasileiras são mais presentes na cabeça do consumidor", diz Menegotti.
O grupo quer atingir o interior do país. "Multimarcas são muito importantes em cidades em que não há shoppings. As grifes que chegarem primeiro terão mais importância na região", diz.

Menegotti foi acusado no mundo da moda de ter acabado com a "alma" das marcas compradas pelo grupo.

Sobre isso, responde que seu plano de negócio é melhor que o do estilista cuja operação assumiu. "Se compro uma grife é para expandi-la. Ninguém compra marca esperando que continue focada num nicho fashionista."

Só 10% das peças apresentadas em desfiles pelas marcas das quais ele é dono chegam às lojas. Segundo Menegotti, é a tendência mundial."Roupa de desfile é cara demais para produzir", diz. E alfineta: "O bom estilista é o que sabe ser criativo ao mesmo tempo que tem sensibilidade para fazer uma roupa que pode ser usada por um número grande de pessoas."