BC dos EUA confirma fim de programa de estímulo à economia

Veículo: Folha de São Paulo

Seção: Economia

Em movimento amplamente antecipado pelo mercado, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) anunciou nesta quarta-feira (29) o fim do programa de compra de títulos para estimular a economia.

Após dois dias de reunião do comitê de política monetária, o Fomc, o Fed anunciou também a manutenção da taxa básica de juros da economia norte-americana entre zero e 0,25% –patamar mantido desde 2008.

A continuidade da taxa neste intervalo é esperada até pelo menos o meio de 2015. Como em outras reuniões, o BC afirmou que vai manter os juros perto de zero "por tempo considerável".

O comunicado, no entanto, mostra um tom mais otimista em relação à evolução da economia.

De acordo com o texto, a subutilização dos recursos do mercado de trabalho, considerada "significativa" em setembro, agora está "diminuindo gradualmente."

"A atividade econômica está se expandindo em ritmo moderado. As condições do mercado de trabalho melhoraram ainda mais, com ganhos sólidos e um índice de desemprego mais baixo", diz o comunicado.

Para avaliar a política de juros, o Fed analisa, além das condições do mercado de trabalho, a perspectiva para os preços na economia norte-americana.

O comitê afirma que a inflação deve permanecer baixa no curto prazo, especialmente devido a preços menores de energia e outros fatores. "O comitê julga, no entanto, que a probabilidade de a inflação continuar persistentemente abaixo de 2% [a meta do Fed para o longo prazo] diminuiu."

COMPRAS DE TÍTULOS

O programa de compras de títulos hipotecários e do Tesouro norte-americano começou no fim de 2008, no auge da crise financeira nos EUA.

O objetivo era injetar mais recursos na economia e reduzir as taxas de juros de longo prazo para consumidores e empresas. Ao todo, o pacote teve três fases, durante as quais o Fed gastou US$ 4,5 trilhões.

A fase atual, que termina no fim de outubro, começou em setembro de 2012, com compras de US$ 85 bilhões. O início da redução foi divulgado após a reunião do comitê monetário de dezembro de 2013.

"O comitê julga que houve melhora substancial na perspectiva para o mercado de trabalho desde a inserção de seu programa atual de compra de ativos", afirma o texto.

"Além disso, continuamos vendo força suficiente na economia para apoiar o progresso em direção ao emprego máximo em um contexto de estabilidade de preços. Por isso, o comitê decidiu encerrar seu programa de compra de ativos neste mês."

Durante a terceira fase do pacote, a taxa de desemprego caiu de 8,1% para 5,9% (em setembro).

Desde sua implementação, o programa enfrentou críticas de economistas e investidores que diziam não ser possível prever quais seriam os efeitos benéficos reais.

Além disso, havia temores de que as compras criariam bolhas no mercado financeiro e também causariam uma disparada nos preços -a inflação, no entanto, continua abaixo da meta.

O índice Dow Jones acumulou alta de 26% durante a atual fase do programa.

A partir de agora, o Fed vai apenas manter o montante de títulos que possui, reinvestindo o dinheiro de títulos expirados em outros de prazo mais longo.