Notícias

Sintex esclarece dúvidas sobre o eSocial em evento em Blumenau

O eSocial, projeto que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados ao governo federal, traz muitas mudanças nas rotinas empresariais, especialmente nas atividades da área de gestão de pessoas. Para explicar sobre os impactos das novas exigências, principalmente para o setor têxtil, o Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário, promoveu nesta quinta-feira (09), uma palestra com a especialista Anelore Tolardo, consultora em Administração de Pessoal e professora de cursos e palestras em Administração de Pessoal e Rotinas Trabalhistas há mais de 20 anos. O evento ocorreu no auditório do Senai/SC, em Blumenau.

De acordo com a consultora, a partir de agora “todo dia é dia de eSocial”, pois o projeto não permite mais o envio de informações mensais ao governo e diversos dados sobre os empregados têm que ser comunicados diariamente, como admissões, rescisões, afastamentos, entre outros fatos classificados como não periódicos. “O envolvimento não será apenas do RH; lideranças, setor jurídico, de saúde e da área fiscal precisam trabalhar juntos para cumprir todas as exigências corretamente e evitar as multas”, alerta Anelore.

Os principais desafios do eSocial, apontados pela especialista, são os prazos, a qualificação da equipe de RH para a nova realidade e a transformação das informações da empresa e processos corporativos. “A fiscalização será eletrônica e assertiva”, destaca.

Anelore apresentou as principais alterações às quais as empresas terão que se adaptar, explicou como será a migração e o envio de arquivos, destacando que tudo deverá ser arquivado digitalmente.

Ao fim da palestra, a Senior, que apoiou a realização do evento, apresentou alguns detalhes sobre sua solução destinada a atender ao eSocial.

 



Compartilhe:

<< Voltar