Inflação nos EUA sobe 0,1% em julho ante junho

Veículo: O Estado de Sâo Paulo

Seção: Economia

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA subiu 0,1% em julho ante junho, em termos sazonalmente ajustados, segundo o Departamento do Trabalho, em linha com as previsões de economistas. O resultado mostrou a inflação mais lenta desde fevereiro, o que pode dar ao Federal Reserve mais flexibilidade para manter as políticas de estímulo à economia. O núcleo do CPI, que exclui as categorias de alimentos e energia, também subiu 0,1% em julho ante junho. Economistas esperavam um avanço maior, de 0,2%, para o núcleo.

Na comparação anual, o CPI avançou 2,0% em julho, ante elevação de 2,1% em junho. Os preços do núcleo subiram 1,9% em julho na comparação com igual período do ano passado, mesmo ganho de junho.

O Federal Reserve tem definido a meta de inflação anual a 2% como sinal de estabilidade de preços e crescimento econômico saudável. Fonte: Dow Jones Newswires.