Representantes da indústria apontam educação e inovação como destaques de Dilma Rousseff em evento na CNI

Veículo: Portal CNI

Seção: Economia

Candidata à reeleição também falou aos empresários no Diálogo da Indústria sobre a importância de reforma tributária e de política industrial pela competitividade do país
Com o auditório lotado, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, foi a terceira entre convidados que concorrem ao Planalto a participar do evento Diálogo da Indústria com candidatos à Presidência da República, na tarde desta quarta-feira (30), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Os empresários apresentaram pontos prioritários para o setor industrial – com foco em produtividade e competitividade - e fizeram perguntas à candidata.

Dilma Rousseff pontuou, por exemplo, propostas nas áreas tributária e de política industrial, e também destacou a importância de ações em educação e inovação. Leia o que os empresários comentaram sobre a participação da candidata:

Inovação
"Acho que foi muito importante que ela (Dilma Rousseff) reconheceu o trabalho da CNI e o trabalho da MEI como relevantes. Eu acho que a inovação passou a ser um assunto de primeira grandeza e ocupa, hoje, o mesmo nível de política econômica e de política industrial. Esse reconhecimento da presidente Dilma é muito importante, pois dado ao assunto essa relevância, as soluções saem mais facilmente".

Pedro Wongtschowski – membro do Conselho de Administração do Grupo Ultra

Agenda da Indústria
"O Brasil mostrou hoje, com esse excelente debate promovido pela CNI, que tem três grandes candidatos à presidência da República. É evidente que Dilma, por ser presidenta e ter uma série de informações que os outros não têm, possui uma maior possibilidade de apresentar dados. Foi muito importante ela se comprometer a discutir essas 42 propostas e, com certeza, isso é um compromisso relevante para qualquer um que venha a ganhar a eleição."

Fernando Valente Pimentel - superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil de Confecção

Política Industrial
"As questões tratadas por ela (Dilma) acenam para uma continuação e a possibilidade de atender não só demandas da indústria, mas até da própria sociedade. O desafio brasileiro não é nem mesmo o de identificar essas questões, e sim de construir condições políticas. Passado esse momento de disputa eleitoral, o Brasil precisa avançar para um grande acordo de desenvolvimento do país, de forma que nós possamos liberar nossa potencialidade. E não se fará isso apenas com medidas técnicas."​

Reinaldo Sampaio - presidente da Associação Brasileira de Rochas Ornamentais

Tecnologia industrial
"Conforme a própria presidenta disse, eu acho que no mundo a importância relativa dos serviços tem se alterado ao longo do tempo. Claramente, em todos os países, os dois eixos principais são o da capacidade de banda larga e o da mobilidade. Esse é um assunto que vamos ter que discutir no Brasil. Os processo de inovação e de tecnologia de informação e comunicação caminham paralelamente e podem produzir grandes benefícios para o país".

Antônio Carlos Valente – presidente da Telefônica

Educação profissional
"Eu acho que a palavra 'diálogo' foi o que nós mais ouvimos hoje aqui. E a presidente fez um compromisso explícito em cima dessa palavra: de dialogar usando as 42 metas apresentadas pela CNI. Esse é o compromisso que se esperava e é de onde podemos sair com um salto de competitividade para o país. Eu destacaria da participação da presidente Dilma os resultados dessa aliança com a CNI na área da educação para algo extremamente importante que é a formação rápida, e de alto padrão, de boa parte dos trabalhadores brasileiros através do PRONATEC."