Grupo declara guerra contra pirataria

Veículo: Jornal de Santa Catarina

Seção: Política

Reunião na Fiesc define grupo que atuará contra pirataria. Foto: Heraldo Carnieiri / Divulgação

Da coluna de hoje do Moacir Pereira

Um grupo de trabalho especial, integrado por representantes do governo estadual e de entidades empresariais da indústria e do comércio, vai estudar a adoção de medidas fortes de combate à pirataria em Santa Catarina.

A decisão foi tomada durante reunião entre o secretário de Segurança, Cesar Grubba, o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, o deputado Jean Kulhmann (PSD), o presidente do Sindicato da Indústria Têxtil de Blumenau, Ulrich Kuhn, e empresários do setor da moda.

Os primeiros relatos indicam que se tornam cada vez mais sofisticados os esquemas adotados para ingresso ilegal de produtos estrangeiros no país. Um deles, que caracteriza contrabando e pirataria, já foi comprovado. Empresas adquiriam os produtos no exterior sem etiquetas e aplicação de marcas comerciais e a identificação para valorização é providenciada em território catarinense.

Este procedimento ilícito vem se espalhando em prejuízo da indústria catarinense. Entre outros efeitos, além da sonegação fiscal na origem, implica em perda de empregos em Santa Catarina.

Há empresas que estão organizadas justamente para combater a pirataria. Uma delas relatou que encaminha com frequência denúncias aos órgãos oficiais e a sites especializados em comércio eletrônico. Com esta medida consegue cancelar e desabilitar uma média de oito mil links por mês.

Em várias cidades de Santa Catarina a pirataria une-se ao comércio clandestino com uso de vendedores ambulantes sem alvará das prefeituras. É o que vem ocorrendo nos últimos dias no Centro de Florianópolis. Índios vindos do Paraguai instalam-se nas ruas centrais da cidade vendendo produtos pirateados que foram contrabandeados daquele país.