OMC acelera negociações para reduzir as barreiras entre países

Veículo: Zero Hora

Seção: Economia

Há avanços concretos para um acordo que permita concluir a Rodada Doha e diminuir os subsídios agrícolas no mundo e aumentar negócios internacionais, afirma brasileiro que comanda entidade

09/06/2014 | 22h36
OMC acelera negociações para reduzir as barreiras entre países Fabiano Panizzi/Divulgação
Representantes das empresas ganhadoras do Prêmio Exportação RS receberam reconhecimentoFoto: Fabiano Panizzi / Divulgação

Diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo confirmou ontem a intenção de acelerar as negociações envolvendo a Rodada Doha, que visa a diminuir as barreiras comerciais no mundo, até o fim do ano. Homenageado na 42ª edição do Prêmio Exportação RS, o diplomata brasileiro disse que vê avanços concretos para eliminar travas que dificultam as vendas externas de alimentos.

Em dezembro, Azevêdo conseguiu fechar o primeiro acordo global da OMC em 20 anos. Fugindo de assuntos polêmicos, costurou uma ampla aliança que permitiu a redução da burocracia na transação de mercadorias. Subsídios agrícolas ficaram de fora do acordo, que ganhou o apelido de Doha Light.

Em razão de compromissos na OMC, Azevêdo não pôde vir a Porto Alegre para receber a homenagem. Presente em Genebra, na Suíça, o embaixador respondeu, por meio de vídeo, perguntas do governador Tarso Genro e de representantes de entidades empresariais gaúchas.

Meta é adotar plano de trabalho até dezembro

Ao responder ao presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Carlos Sperotto, Azevêdo afirmou que, em dezembro passado, os países adotaram um compromisso político de diminuir ou até eliminar no futuro subsídios às exportações agrícolas.

– Agora, estamos tratando de definir regras obrigatórias nessa área. Nosso objetivo é, até o final do ano, adotar um plano de trabalho que nos permita concluir a Rodada Doha – contou.

Promovido pela ADVB-RS, o evento realizado no Teatro do Bourbon Country também prestou homenagem ao presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, Heitor Klein, escolhido Personalidade Competitividade Internacional.

O que é Rodada Doha

Série de discussões feitas desde 2001 para reduzir as barreiras no comércio internacional. Teve início em Doha, no Catar.

Na época, terminou sem avanços. Países desenvolvidos queriam abertura de mercados a produtos industrializados.

As nações em desenvolvimento defendiam a retirada dos subsídios agrícolas dados nos EUA e na Europa. Em dezembro do ano passado, foi obtido um acordo que abre chance para a retomada da Rodada Doha.

Pelo entendimento, serão aplicados procedimentos mais rápidos e simplificados nas fronteiras. Para entrar em vigor, o acerto precisa ser ratificado por ao menos dois terços dos 159 países-membros da OMC.

Quem foi homenageado na 42ª edição do Prêmio Exportação RS

Personalidade Competitividade Internacional 2014: Heitor Klein

Destaque Exportador: Braskem

Trajetória Exportadora Master: Souza Cruz, Stihl Ferramentas Motorizadas e Taurus