Hering abre 122 lojas em 2013

Veículo: Textile Industry

Seção: têxtil

Resultados positivos são atribuídos à expansão da rede de lojas, em ano considerado pela empresa de transição para um novo modelo de negócios.

Em receita líquida, a Cia Hering encerrou 2013 com aumento de 12,6% em relação ao ano anterior, atingindo R$ 1,67 bilhão, dos quais R$ 503,29 milhões, no último trimestre. O desempenho em lucro líquido foi mais modesto, com expansão de 2,3%, subindo para R$ 318,17 milhões, em 2013, dos quais R$ 101,69 milhões apurados entre outubro e dezembro. Para a companhia, 2013 representou o início de um período de transição, com mudanças no modelo de organização, criando estruturas independentes para cada marca. Repousa sobre esse novo desenho um dos principais trunfos apontados pela empresa para fazer frente às perspectivas para 2014: “o ano inicia com importantes desafios no cenário econômico, com incertezas em relação ao ambiente de consumo e pressões de custos a serem administradas”.

Entre as novidades já anunciadas está a criação da Hering for You, dedicada ao público feminino. De acordo com o balanço fiscal divulgado pela empresa, o desempenho assertivo em 2013 é, em grande medida, atribuído à expansão da rede de lojas, com a abertura de 122 pontos de venda de varejo, chegando a 760 unidades, entre franquias e próprias. A maior parte delas – 60 – no último trimestre do ano. Só da bandeira Hering Store, foram 77 inaugurações. Mas, foi a aceleração da Hering Kids que se destacou com a abertura de 43 lojas. Da PUC, foram apenas duas. Dzarm continua a ter uma loja de varejo e a área internacional, 17 franquias. O canal multimarcas vem evoluindo a cada trimestre, resultando em uma carteira de 17,89 mil lojistas que revendem as marcas da companhia.

Os investimentos no ano somaram R$ 72,2 milhões, sendo que a área industrial consumiu R$ 34,6 milhões do total. Em volume, a comercialização caiu 3%, recuando para 30,1 milhões de peças, sendo que no quarto trimestre a quantidade aumentou praticamente 76% em relação ao trimestre anterior. O modelo da Hering continua a ser híbrido, combinando terceirização com produção própria.