Previsão de gastos com vestuário do brasileiro é maior do que o esperado

 

Veículo: textile Industry

Seção: Têxtil

Cada brasileiro deve gastar neste ano, em média, R$ 810,84 com vestuário, valor que é 3% superior do projetado em 2013, fazendo com que o consumo total do segmento no país encerre 2014 com um volume de R$ 138 bilhões.

Estimativas do Pyxis Consumo, a ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, cada brasileiro deve gastar neste ano, em média, R$ 810,84 com vestuário. Esse valor é 3% superior do projetado em 2013, fazendo com que o consumo total de vestuário no país encerre 2014 com um volume de R$ 138 bilhões.

De acordo com o estudo, as classes C e B serão as maiores consumidoras, com 41% e 40% do potencial de consumo, respectivamente. Em reais, o potencial de consumo da classe C é de R$ 56,2 bilhões e o da classe B, R$ 54,9 bilhões, enquanto a classe A deve representar 11% do consumo total do país, com gastos de R$ 15,1 bilhões. As classes D e E compõem o menor grupo de consumo para o varejo de moda, com potencial estimado para 2014 de 8%, atingindo R$ 11,6 bilhões.

Potencial de consumo por região

A região Sul é a que possui a maior expectativa de gasto por habitante, com R$ 941,67, seguida da região Centro-Oeste, com R$ 917,49, e da região Sudeste, com R$ 863,49. Os moradores da região Norte devem gastar R$ 695,98 e os do Nordeste, R$ 632,11.

Considerando as classes socioeconômicas na análise por região, o Sudeste concentra o maior potencial em todas as classes. O destaque fica para a classe B, com R$ 29,1 bilhões, seguida pela classe C, com R$ 26,9 bilhões. Os índices mais baixos estão quase todos concentrados na região Norte, onde a soma de todas as classes deve atingir R$ 8,7 bilhões. A exceção são as classes D e E do Centro-Oeste, grupo que apresenta o menor potencial de consumo dentro todos, de R$ 849,1 milhões.

O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui a aquisição de vestuário masculino (bermuda, calça social, calça jeans, camiseta, casaco, roupa íntima, terno, meia, camisa e gravata), feminino (vestido, saia, blusa, terno feminino, roupa íntima, roupa esportiva e moda praia) e infantil (blusa, camiseta, roupa para bebê, vestido, calça, meia, roupa íntima e roupas de praia).