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Inflação das famílias de baixa renda abranda para 0,45% em fevereiro

Veículo: Valor Econômico

 

Seção: Economia

SÃO PAULO  -  A inflação da cesta de produtos e serviços mais consumidos pelas famílias de baixa renda abrandou em fevereiro, puxada por taxas menores em alimentos, cigarros e educação, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1) subiu 0,45%, após alta de 0,71% em janeiro.

Com o resultado, o indicador acumula elevação de 1,17% no ano e de 5% em 12 meses. Em fevereiro de 2013, o IPC-C1 tinha subido menos: 0,17%. O índice mede a inflação para famílias com renda de até 2,5 salários mínimos.

Em fevereiro e no acumulado em 12 meses, a inflação da baixa renda ficou abaixo da média. A taxa medida pelo IPC-BR (das famílias com renda de até 33 salários) subiu 0,66% e acumulou alta de 5,95% nos mesmos períodos. 

Quatro das oito classes de despesa componentes do IPC-C1 registraram inflação mais baixa, com destaque para Alimentação, que passou de 0,80% em janeiro para 0,47% em fevereiro. Entre os itens que mais contribuíram para a desaceleração do grupo, apareceram leite longa vida (-5,77% para -5,22%), batata inglesa (-4,18% para -7,88%), frango inteiro (-0,20% para -1,62%) e feijão carioca (-6,05% para -4,53%). Por outro lado, alguns itens dispararam, como alface (2,77% para 14,42%) e banana prata (-0,78% para 8,33%). 

Além dos alimentos, tiveram abrandamento no ritmo de alta Despesas diversas (3,80% para 1,14%), Educação, leitura e recreação (2,99% para 0,39%) e Habitação (0,56% para 0,47%). Nesses grupos, os destaques ficaram com cigarros (6,59% para 1,69%), cursos formais (9,29% para 0,00%) e aluguel residencial (0,84% para 0,49%), respectivamente.

Na outra ponta, tiveram aceleração na taxa de variação entre janeiro e fevereiro Saúde e cuidados pessoais (0,24% para 0,48%), Transportes (0,30% para 0,39%) e Comunicação (0,13% para 0,28%). Vestuário deixou para trás um recuo de 0,28% no início de 2014 para elevação de 0,11% no segundo mês do ano.

 



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