Eurofios conquista certificado de programa ambiental têxtil

O Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário concedeu nesta segunda-feira (10), o certificado do Ceatex – Programa de Certificação Ambiental Têxtil – para a blumenauense Eurofios. Especializada na produção de fios e barbantes a partir de resíduos de indústrias têxteis, a empresa foi certificada na categoria Controle Ambiental. A entrega do documento ocorreu na sede do Sintex com a presença do prefeito Napoleão Bernardes e empresários da área têxtil.

Para ser certificada, a Eurofios submeteu-se a um processo de auditoria do Senai/SC, parceiro do Sintex no programa ambiental, e comprovou o atendimento a critérios legais e práticas ambientais básicas. Além disso, passou por atividades de capacitação, organização de dados e geração de mecanismos de suporte técnico para a conformidade legal da empresa.

Desde 2004, a Eurofios produz fios e barbantes a partir de retalhos da indústria têxtil, sem adição de produtos químicos para tingimento. Além dos retalhos, a empresa também usa fibra de poliéster, extraída de garrafas pet, em sua produção.

O Ceatex

O objetivo do Ceatex é contribuir para o aumento da competitividade da indústria têxtil e do vestuário, incentivando ações que busquem melhoria do desempenho ambiental e aumento da eficiência dos processos produtivos; além da redução dos desperdícios de matérias-primas e insumos. Prestar o reconhecimento às empresas que estão comprometidas com as questões ambientais é outro destaque do programa.

A adesão ao Ceatex é voluntária, e a empresa interessada passa por um processo de avaliação para conhecer o seu estágio em relação às questões ambientais. São três níveis de certificação: Controle Ambiental, Prevenção Ambiental e Ecoeficiência.

Mais informações podem ser obtidas no site www.ceatex.com.br

Jacir Lenzi, do Senai, Paulo Roberto Sensi Filho, diretor da Eurofios, o prefeito Napoleão Bernardes e o presidente do Sintex, Ulrich Kuhn.