Tecidos inteligentes em expansão

Veículo: textile Industry

Seção: Têxtil

Pesquisa da Grand View Research estima que o mercado vai crescer 25% ao ano até 2020, com a América do Norte respondendo pela maior parte das vendas.

Tecidos inteligentes voltados para esportes radicais e de alto desempenho, uso médico e militar já representam um mercado importante para a indústria. A miniaturização da eletrônica, juntamente com a redução de custos de fabricação de tecidos e componentes eletrônicos têm ajudado no desenvolvimento desses materiais. O mercado mundial de têxteis inteligentes foi avaliado em US$ 289,5 milhões em 2012 e deverá registrar um crescimento explosivo até 2020, algo em torno a 25% ao ano, segundo a empresa de pesquisa Grand View Research.

A América do Norte continuará a ser o maior mercado para o segmento de têxteis inteligentes ao longo dos próximos anos, tendo respondido por 46,5% do mercado global em 2012. O baixo custo de produção em países como Índia e China deu impulso à indústria têxtil na região da Ásia Pacífico e a expectativa é que a indústria se volte para os tecidos inteligentes a fim de agregar valor na fase de projeto e produção. Uma série de projetos de pesquisa de têxteis interativos foi financiada pela União Européia para revitalizar a indústria têxtil na Europa, aponta a pesquisa.

A primeira geração de têxteis inteligentes era capaz apenas de detecção de estímulos ambientais. A segunda geração compreende sensores, atuadores e unidade de controle que podem armazenar calor em ambientes aquáticos, por exemplo, gerando produtos capazes de atender à demanda de esportes radicais como corrida, ski e mergulho, levando ao aumento da produção em um nível global.

O estudo analisou segmentos de mercado como moda e entretenimento, esportes e fitness, médico, transporte, proteção e militar, e arquitetura. O segmento militar foi responsável por 27,5% do total do mercado em 2012. São produtos que atendem situações perigosas e condições ambientais extremas. Melhorias de desempenho e maior disponibilidade de tecnologia usável vão impactar positivamente profissões como as forças de defesa e serviços de resposta a emergências como o monitoramento de sinais vitais e ferimentos, além do monitoramento de riscos ambientais.

No campo da moda para entretenimento, têxteis emissores de luz são boa oportunidade de negócios com a integração de diodos LED. No segmento médico, a principal demanda é pela integração de dispositivos como laptops, telefones celulares e câmeras digitais para facilitar o monitoramento de sinais fisiológicos. Os dispositivos portáteis permitem a assistência à saúde preventiva e o monitoramento do bem-estar do paciente. A necessidade de melhorar o desempenho atlético tem impulsionado as atividades de pesquisa e desenvolvimento na indústria têxtil como gerenciamento de umidade em tecidos, impermeabilização e ventilação para garantir conforto e proteção para o atleta.

O mercado mundial de têxteis inteligentes é composto por muitos players incluindo fabricantes de eletrônicos de equipamentos originais (OEM), integradores de sistemas e institutos de pesquisa. Empresas como Adidas e Nike estão entre os principais participantes da indústria em roupas de desempenho. A maioria dos produtos de consumo têxteis inteligentes vão para o mercado esportivo de alta performance, onde os custos podem ser absorvidos por preços mais elevados.

Os fabricantes de componentes eletrônicos têxteis e OEMs incluem Infineon Technologies, Philips, Fibretronic, Textronics e Peratech Ltd. Os integradores de sistemas compreendem empresas como a Clothig+ e Ohmatex. As faculdades e institutos de pesquisa também estão envolvidos no desenvolvimento de têxteis inteligentes como a North Carolina State University (NCSU), o Instituto Federal Suíço de Tecnologia, o Centexbel e o Tampere Institute of Technology.