Alliance vira bilionário com roupas de tamanho grande

Veículo: Fórum Têxtil

Seção: Economia

Itens especializados atraíram clientes para designers do N Brown Group, a companhia de compras caseiras por Internet e catálogos.

Londres - As roupas vendidas pela marca de indumentária feminina de tamanho grande Simply Be vêm em muitas formas e tamanhos, incluindo calças jeans sob medida para mulheres com coxas mais grossas e panturrilhas maiores. As botas vendidas pela marca Jacamo possuem um salto de quatro polegadas para aumentar a altura dos clientes masculinos baixos.

Esses itens especializados atraíram clientes para esses designers e outros propriedade do N Brown Group, a companhia de compras caseiras por Internet e catálogos cujas ações se elevaram mais de 50 por cento nos últimos doze meses. O ganho transformou embilionário o ex-presidente da companhia, David Alliance.

“A visão geral sobre a N Brown é que possui um nível significativo de potencial latente”, disse John Stevenson, analista de varejo da Peel Hunt sediado em Londres, em entrevista por telefone. “Uma grande oportunidade é o negócio internacional que ela está construindo”.

Em um comunicado publicado em 16 de janeiro, a companhia disse que suas vendas cresceram 7,2 por cento nas seis semanas encerradas em 11 de janeiro, que continuará se expandindo no exterior e que abrirá 18 novas lojas varejistas.

Alliance, de 81 anos, possui 27 por cento da empresa sediada em Manchester, Inglaterra, cujas marcas incluem a Ambrose Wilson e a High Mighty. Ele possui uma participação adicional de 7 por cento em seu nome classificada como não benéfica, que não foi incluída no cálculo da sua fortuna líquida.

As ações da N Brown aumentaram 0,4 por cento para 542 pence nas operações, ontem, em Londres, o que deixa o valor da participação de Alliance em US$ 673 milhões. Suas posses em caixa e outros investimentos totalizam US$ 350 milhões, segundo dados compilados pela Bloomberg. O bilionário não quis comentar sobre sua fortuna pessoal.

Imigrante iraniano

Alliance nasceu no Irã e emigrou para Manchester em 1951, onde fundou uma empresa têxtil antes de se diversificar com os catálogos de pedidos por correio na década de 1960.

“Eu não cheguei com um pote de ouro”, disse ele em uma entrevista ao jornal Independent em 1994.

Naquela época, ele já tinha convertido sua companhia têxtil na fabricante de fibras Coats Viyella Plc, que foi comprada pelo Guinness Peat Group Plc em 2003. O bilionário é conhecido como Lorde Alliance após ter sido elevado à Câmara dos Lordes em 2004, a câmara alta do Parlamento britânico, cujos membros não são escolhidos em votação popular.

O Índice de Bilionários da Bloomberg mede as pessoas mais ricas do mundo conforme mudanças econômicas e dos mercados e relatórios da Bloomberg News. Cada cifra de fortuna líquida é atualizada todos os dias úteis às 17h30, horário de Nova York, e listada em dólares americanos.