Vendas no varejo sobem em agosto e têm 6º resultado positivo seguido

Veículo: Valor Econômico

Seção: Brasil

Fonte: Diogo Martins

O volume de vendas no varejo restrito cresceu 0,9% em agosto, na comparação com julho, já descontados os efeitos sazonais, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o sexto resultado positivo consecutivo para o volume de vendas.

A média estimada pelo Valor Data, apurada junto a 19 economistas, indicava estabilidade no mês. O intervalo das projeções era de queda de 0,9% a aumento de 0,8%. Em julho, as vendas do varejo cresceram 2,1% ante junho (dado revisado).

Em agosto, na série com ajuste sazonal, oito das dez atividades pesquisadas apresentaram expansão, como equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,6%), veículos e motos, partes e peças (2,6%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%). Na outra ponta, ficaram combustíveis e lubrificantes (-0,7%) e tecidos, vestuário e calçados (-1%).

Na comparação com agosto de 2012, o varejo registrou alta de 6,2%. No ano até agosto, houve elevação de 3,8%, ao passo que, em 12 meses, a expansão foi de 5,1%.

No caso da receita nominal do varejo, o IBGE apontou alta de 1,2% em agosto, depois da avanço de 2,1% em julho, já descontados os efeitos sazonais. A receita nominal mantém taxas positivas desde junho de 2012. Ante agosto do ano passado, o crescimento foi de 13,6%. Em 12 meses, houve expansão de 12,2%.

No varejo ampliado, que inclui as veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas subiu 0,6% entre julho e agosto. O dado ficou em linha com a média de 12 estimativas apurada pelo Valor Data. A receita nominal do varejo ampliado, por sua vez, avançou 0,9%.

Os resultados regionais da PMC mostram que alguns Estados do Nordeste lideraram a alta das vendas do varejo restrito. Na região, ficaram acima da média nacional as vendas de Alagoas (4,6%), seguidas por Bahia (1,7%), Sergipe (1,7%), Ceará (1,6%), Paraíba (1,3%) e Piauí (1,2%). Abaixo da média, mas ainda com desempenho positivo estão Maranhão (0,7%) e Pernambuco (0,6%). No Rio Grande do Norte, as vendas subiram 0,9%.

De acordo com o IBGE, dos 27 Estados da federação, 20 tiveram variações positivas, incluindo São Paulo, que tem o maior peso nacional e onde as vendas cresceram 1,1%. Rio de Janeiro e Minas Gerais tiveram, respectivamente, aumentos de 0,9% e 0,4% no período.

Outro Estado onde houve um forte incremento das vendas do varejo restrito foi Tocantins, com 2,9% em agosto ante julho, segundo melhor resultado do país, depois de Alagoas.

Na comparação com agosto, das 27 unidades da federação, 24 tiveram resultados positivos, sendo as taxas mais significativas observadas em: Paraíba (18,0%); Alagoas (13,0%); Rio Grande do Norte (12,7%); Maranhão (10,3%) e Paraná com 9,1%.