Vale tem seis empresas entre as que mais crescem

Veículo: Clic RBS

Seção: Blog do Pancho

w_buerger
Neto (Copa&Cia) e Cristiano (Tecnoblu) são filhos do comerciante Arno Buerger Filho

Quatro nomes de Blumenau e dois de Pomerode estão na lista das 250 pequenas e médias empresas que mais cresceram no Brasil entre 2010 e 2012. O ranking completo, elaborado em parceira com a consultoria Delloite, está na edição de agosto da revista Exame PME.

A melhor colocada da região é a blumenauense Tecnoblu, fabricante de etiquetas e assessórios para moda. Está na posição número 139, com crescimento de 50,5% em dois anos.

Ainda de Blumenau, aparecem na lista Copa&Cia (jogos americanos), Senior (TI) e Datainfo (TI). As pomerodenses Ekotex (química) e Grupo Kyly (confecções) também estão entre as 250.

Família empreendedora

O curioso no ranking é a presença de dois irmãos, que comandam diferentes empresas em diferentes setores.

A Tecnoblu foi fundada em 1994 e tem no comando o fundador, Cristiano Buerger (D), 41 anos. A Copa&Cia surgiu quatro anos mais tarde, quando o irmão de Cristiano, Arno Buerger Neto, 33, recém completava a maioridade.

No início, ambos tocavam a empresa para, mais tarde, Neto se firmar como líder, ao lado de um novo sócio.

Imagino o orgulho do pai, Arno Buerger Filho, 66, responsável pela saudosa e tradicional Loja Buerger, comerciante de mão cheia que por duas vezes presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau. Gente que não mede esforços para trabalhar pela cidade.

As que mais crescem no Vale

139ª Tecnoblu
161ª Ekotex