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Moradores da região Sul devem gastar mais com vestuário em relação a 2012

Veículo: Jornal de Santa Catarina

Seção: Economia

 

Previsão para 2013 é que consumo chegue a R$ 897,58 per capita por morador

 

Os moradores do Sul devem ser os brasileiros que mais vão gastar com a compra de itens de vestuário em 2013. Segundo pesquisa do Ibope Inteligência, a expectativa anual de consumo de itens de vestuário masculino, feminino ou infantil de cada morador é de R$ 897,58 per capita. 
 
Na comparação com o ano anterior, quando a previsão de consumo para os moradores de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina foi de R$ 791,56, a elevação registrada é de 13,4%. Em 2013 a expectativa de consumo de vestuário do brasileiro é de R$ 786,39 per capita, quase 15% menor do que a registrada no Sul.
 
De olho nesse mercado, companhias de todo o país investem na região e apostam na moda como diferencial para conquistar os consumidores.
 
— Nos últimos anos, o brasileiro teve um aumento do poder de compra e se tornou cada vez mais exigente. Hoje o consumidor não leva em conta apenas o preço na compra de um produto, mas também diferenciais como qualidade, design e prestígio da marca — diz a gerente de marketing do Iguatemi Florianópolis, Tavane Sakamoto. 
 
Marcado para os dias 29 e 30 de agosto em Florianópolis, o Donna Fashion Iguatemi terá a participação de marcas consagradas daqui e de outros Estados que vão apresentar suas coleções primavera/verão. 
 
Apesar de um revés no mês de maio, quando houve queda de 19,7% nas vendas do setor na comparação com abril, os dados da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) indicam que o ano é positivo para as fabricantes de vestuário catarinenses. No acumulado do período janeiro/maio de 2013 o faturamento do setor cresceu 6,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. Nos cinco meses a indústria catarinense como um todo cresceu apenas 0,2%.
 
Público masculino está mais antenado
 
Os homens estão consumindo mais itens de vestuário. Além disso, estão mais exigentes, informados sobre o assunto e adquirindo a chamada cultura de moda. 
 
— Os homens estão evoluindo muito rapidamente na maneira de se vestir. Isso ocorre tanto pelo aumento de oferta de informação sobre vestuário, quanto pela elevação da renda da população — diz o consultor Rafael Vieira, da Alphaiate Consultoria de Imagem Masculina.
 
Dados da consultoria britânica Market Line indicam que o mercado de moda masculina no país deve crescer 38% até 2017 _ na comparação com 2012
 
Os acessórios, geralmente menos comuns entre o público masculino, também ganham mais espaço.
 
— Pulseiras e colares começam a ser mais valorizados, principalmente pelo público mais jovem, que deseja agregar mais personalidade na maneira de vestir. No verão, veremos homens com acessórios de materiais como o couro ou o aço.
 
Apesar dos avanços, Rafael diz que alguns "clássicos" do guarda- roupa masculino permanecem. Por mais que variem os estilos de pessoa para pessoa, existem peças que estão sempre presentes. Alguns exemplos são o jeans índigo e a camisa e camiseta brancas.
 
— Antes vestido por mães, esposas e namoradas, hoje, os homens começam a ter domínio e independência maior sobre aquilo que desejam vestir e a imagem que desejam transmitir.
 
Serviço
 
O quê: Donna Fashion Iguatemi - coleções primavera/verão
Quando: 29 e 30 de agosto
Horário: a partir das 19h (quinta) e das 20h (sexta)
Onde: Praça de Eventos do Shopping Iguatemi, na Av. Madre Benvenuta, 687, Florianópolis


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