3% das empresas concentram três quartos do faturamento do comércio, diz IBGE

Veículo: Folha de São Paulo
Seção: Mercado

PEDRO SOARES, DO RIO

Apesar do comércio ser um dos ramos mais pulverizados da economia e com o maior número de empresas, apenas 3,4% das firmas do setor representaram, em 2011, 74,1% do faturamento da atividade e empregavam 43,3% de total de trabalhadores, segundo a Pesquisa Anual de Comércio do IBGE.

Os resultados da pesquisa mostram que persiste a tendência de concentração do setor em 2011, quando foram contabilizadas 1,571 milhão de empresas cuja receita total alcançou R$ 2,1 trilhões.

Essas empresas ocuparam 9,8 milhões de pessoas, que receberam R$ 130,2 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações.

As maiores empresas do ramo (53,1 mil empresas ou 3,4%) não apenas faturavam três quartos do faturamento do setor, mas pagaram 58% do total dos salários.

SETORES

Dentre os segmentos do atacado, destacaram-se, em primeiro lugar, as empresas revendedoras de combustíveis e lubrificantes que, cujo número de empresas (1,1% do total da atividade) contrasta com a sua participação na receita (26%).

As empresas revendedoras de produtos alimentícios, bebidas e fumo vieram em segundo lugar, com uma participação de 17,6% do faturamento.

O segmento, porém, foi responsável por empregar parte significativa do pessoal ocupado na atividade atacadista --23%.

No varejo, três segmentos ficaram na dianteira: hipermercados e supermercados; combustíveis e lubrificantes; e lojas de departamento, eletrodomésticos e móveis. Juntos eles responderam por mais da metade (56%) da receita em 2011 (24,5%, 16,8% e 14,7%, respectivamente).

Apesar da alta contribuição de tais atividades no faturamento, elas corresponderam a apenas 16,5% do total das empresas do segmento.

Em relação à massa salarial, foram destaque os segmentos de hipermercados e supermercados, comércio de tecidos, artigos do vestuário e calçados e o segmento de lojas de departamento, eletrodomésticos e móveis, com 16,3%, 16,6% e 16% de participação.