Inflação afeta vendas no varejo, diz CNDL

Veículo: Valor Econômico

Por Lucas Marchesini | Valor
BRASÍLIA  -  A inflação levou as vendas e a inadimplência no varejo a ter o menor crescimento desde janeiro de 2012, informou nesta terça-feira a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Os resultados levaram a entidade a rever as projeções de crescimento do setor em 2013.

O indicador de vendas avançou 2,24% em relação a maio de 2012 e subiu 1,59% ante abril. No mês anterior, o índice havia subido 7,34% ante abril do ano passado e 1,1% na comparação com março de 2013.

Embora o ritmo de crescimento da inadimplência no varejo tenha desacelerado, houve crescimento de 1,97% em maio na comparação com igual mês de 2012. Em relação a abril deste ano, a expansão foi de 2,22%. O índice de atrasos nos pagamentos havia crescido 5,84% em abril, ante o mesmo período do ano anterior.

“Se por um lado a alta dos preços diminuiu o crescimento das vendas em maio, por outro, o aumento do custo de vida forçou o brasileiro a consumir conscientemente”, disse, em nota, a entidade patronal. Para a economista do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Ana Paula Bastos, a população “já começa a diminuir os gastos principalmente com supermercados e com compras parceladas de maior valor agregado”.

A CNDL moderou sua estimativa em relação ao crescimento das vendas no varejo em 2013. Agora, de acordo com Ana Paula, a estimativa de aumento é “em torno de 5% a 6%”. No mês passado, o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Jr., previa crescimento de 6% para o setor.

Pesou também na revisão, a subida da Selic, para 8% ao ano, decidida pelo Banco Central em maio. “O aumento da taxa de juros é prejudicial para o varejo, que cresce muito baseado no crédito”, explicou Ana Paula.

A economista também comentou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, que apontou um crescimento de apenas 0,1% no consumo das famílias.

Apesar do resultado ruim para o setor do varejo, Ana Paula preferiu focar no aumento de 4,6% no investimento. “Este é um ponto importante, gera emprego e renda e gera consumo, o que movimenta a economia”, explicou. Para ela, “o crescimento do país baseado no consumo das famílias está se esgotando”.

(Lucas Marchesini | Valor)

Leia mais em: