Varejo volta a crescer em maio, mas inflação freia consumo, diz Serasa

Veículo: Folha de São Paulo
Seção: Mercado

Do Valor

O movimento de consumidores nas lojas do varejo voltou a crescer em maio, puxado pelo segmento de super e hipermercados, informou a empresa de informações financeiras Serasa Experian.

O Indicador de Atividade do Comércio, calculado pela empresa, subiu 0,2% ante abril, quando tinha registrado queda de 1,9%. Ambos os dados têm ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 2,6%.

O aumento tímido do movimento em maio deve-se às dificuldades enfrentadas pelos consumidores, como a alta da inflação, o aumento das taxas de juros e a maior seletividade das instituições financeiras na concessão de crédito, avalia a Serasa, em nota.

Os segmentos de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, com alta de 1,4%, e o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com crescimento de 0,2%, lideraram a expansão da atividade varejista no mês passado ante abril.

Por outro lado, houve queda de 5,3% no movimento nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e informática. "Essa combinação de resultados revela que, nas comemorações do Dia das Mães de 2013, predominaram os presentes de menor valor unitário", afirmou a Serasa.

Houve também quedas de 6,3% no movimento nas lojas de veículos, motos e peças, de 2,7% no segmento de combustíveis e lubrificantes e de 1% nas lojas especializadas em material de construção na comparação com abril.

No confronto com maio do ano passado, o movimento aumentou nos segmentos de super e hipermercados (6,2%), combustíveis (4,9%) e tecidos, vestuário e calçados (3,3%), mas diminuiu em móveis, eletrônicos e informática (-0,4%), veículos motos e peças (-5,2%) e material de construção (-0,5%).

O Indicador de Atividade do Comércio é apurado a partir do volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.