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Vendas do Dia dos Namorados devem aumentar 5%, dizem lojistas

 

Veículo: Folha de São Paulo
Seção: Mercado
 
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
 
O crescimento da atividade no comércio em função do Dia dos Namorados deve ser menor este ano. A previsão é de um aumento de 5% nas vendas, menor que o registrado em 2012, que foi de 9,08%.
 
O cálculo é da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
 
Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, haverá um aumento no volume de vendas, o que é positivo, mas não tão robusto quanto o dos anos anteriores.
 
"O consumidor neste ano está se comportando de maneira diferente. O comércio já consegue sentir a substituição de presentes físicos por serviços. Assim, a aposta de crescimento é maior no segmento de bares, restaurantes, hotéis e motéis", afirma.
 
Pellizzaro Junior explica que o consumidor brasileiro tem o hábito de comprar mais de dois presentes para o Dia dos Namorados, além de comemorar a data com almoços e jantares.
 
"Acontece que agora, aqueles presentes mais baratinhos vão ser substituídos por um momento de comemoração. Dessa forma, o comércio vai sentir uma ligeira queda no volume de vendas".
 
GASTO MÉDIO
 
Comemorado no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães.
 
De acordo com a CNDL e o SPC Brasil, o gasto médio do consumidor brasileiro deve ser de R$ 100.
 
Entre os produtos mais procurados nas lojas durante as compras estão os itens de vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, jóias e bijuterias.


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