Inadimplência das empresas tem menor alta desde 2011

Veículo: Valor Economico

Seção: Brasil

Por Valor

A inadimplência das pessoas jurídicas teve pequena elevação de 0,1% de janeiro a março, em relação ao primeiro trimestre do ano passado, de acordo com a Serasa Experian. Foi o menor crescimento para o período desde 2011, quando houve aumento de 8,1% sobre os três primeiros meses de 2010.

Na comparação entre março deste ano e março do ano passado, houve queda de 3,9%. Já no confronto com fevereiro, o levantamento apontou crescimento de 8,0%, um resultado que a Serasa Experian creditou à base de comparação, já que em fevereiro houve queda de 12% no indicador.

Economistas da Serasa avaliaram, em nota, que o momento de recuperação econômica, ainda que não generalizado, tem ajudado as empresas a normalizar seu fluxo de caixa, resultando em queda na inadimplência.

No primeiro trimestre do ano, as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) tiveram um valor médio de R$ 802,95, alta de 2,5% ante igual período de 2012. Quanto aos títulos protestados, o valor médio foi de R$ 1.941,69, elevação de 3,0%. Os cheques sem fundos tiveram valor médio de R$ 2.804,93, aumento de 26,9% quando comparado com o primeiro trimestre do ano anterior.

As dívidas com bancos, por sua vez, foram as únicas a registrar queda no período, de 2,4%, para R$ 5.147,80, em média.