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Com o fim de promoções, vendas caem em fevereiro

Veículo: Valor Econômico
Seção: Brasil

Por De São Paulo

O movimento de consumidores no comércio do país diminuiu 0,5% em fevereiro, ante janeiro, feitos os efeitos sazonais, de acordo com indicador da Serasa Experian. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve alta de 14,4%.

A queda mensal da atividade varejista foi determinada pelo fim das promoções de estoques de produtos cujo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ainda estava reduzido ou zerado, como é o caso dos automóveis. Após alta de 10,9% em janeiro, o movimento de consumidores nas lojas especializadas de veículos, motos e peças recuou 2,1% em fevereiro, segundo a Serasa.

Também contribuíram para o resultado negativo da atividade varejista no mês passado o recuo de 1,6% no movimento nas lojas de material de construção e a queda de 0,3% e de 0,1% nos segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática e de combustíveis e lubrificantes, respectivamente.

No campo positivo, houve elevação de 0,9% na atividade dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e de 0,7% no ramo de tecidos, vestuário, calçados e acessórios.

Na comparação anual, todos os segmentos apresentam resultados positivos: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (6,1%), móveis, eletroeletrônicos e informática (16,7%), combustíveis e lubrificantes (12,9%), veículos, motos e peças (3,4%), tecidos, vestuário, calçado e acessórios (2,3%) e material de construção (2,9%).

O Indicador de Atividade do Comércio é apurado pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.
 



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