Cama, mesa e banho mais inteligentes

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Economia

Empresas aproveitam eventos como a Texfair Home para lançar produtos inovadores para o lar

Edredons que hidratam a pele enquanto você dorme e toalhas de banho que não ficam com odor, mesmo quando guardadas ainda úmidas. Aplicada em setores como o têxtil – voltado para o lar –, a tecnologia modificou produtos que, até então, serviam apenas para atender às necessidades básicas. Algumas dessas inovações podem ser conferidas na 3ª Texfair Home, que encerra hoje no Parque Vila Germânica, em Blumenau.

Um dos exemplos é a Santista, que lançou durante a feira uma coleção composta por madeira e algodão. O resultado disso é um tecido maleável e que não retém partículas, mantendo o produto macio por mais tempo que os demais encontrados no mercado.

– Ele não permite que areia e outros detritos que vêm com a água fiquem grudados no tecido – comenta a gerente de marketing da Santista, Alanir Correia.

Já a blumenauense Altenburg trouxe duas novidades: plush de nova geração, com toque ultramacio, e a tinta reativa em 300 fios, na qual os pigmentos penetram diretamente na fibra de algodão e proporcionam às peças cores vivas por mais tempo.

– Duas características do produto atraem o consumidor: a estética e o toque. Neste caso, o plush é o que há de mais confortável no mercado. É preciso sempre ficar atento às tecnologias lançadas no mercado e também às necessidades e exigências do público – comenta o gerente de desenvolvimento de produtos da Altenburg, Rafael Locks.

E que tal uma cortina que libera um cheirinho agradável quando o vento passa por ela? A novidade da Anatex também veio para a feira em Blumenau. Conforme explica a design de produtos Silvia Brito, a tecnologia foi a grande aliada:

– Partículas de essência são colocadas nos fios que, com o toque ou o vento, liberam o perfume. A fragrância dura até seis lavagens, cerca de três anos.

Professor de engenharia e tecnologia têxtil na Furb, Marcel Jefferson Gonçalves explica que são crescentes as possibilidades de inovação, tanto na produção das peças – reduzindo consumo de água e produtos químicos, por exemplo – como na inclusão de aditivos que proporcionam funções especiais, como antialérgico ou hidratante.

– Somente com investimento e esforço continuo e dedicado ao setor de desenvolvimento, as empresas serão capazes de sair na vanguarda, garantindo perpétuo crescimento e sustentável admiração dos consumidores.

tatiana.santos@santa.com.br
TATIANA SANTOS