Governo vai manter política de desonerações, diz presidente da Fiesp

Veículo: Folha de S. Paulo
Seção: Mercado

FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA

Depois de se reunir com a presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira (27), o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), Paulo Skaf, afirmou que o governo está disposto a manter a política de desonerações para estimular a economia.

"A presidente está realmente sensível a continuar as desonerações, o aumento da competitividade brasileira. Ela deu sinalização clara de que pretende continuar esse caminho da desoneração, tudo o que ela puder reduzir de tributo, que beneficie as pessoas", disse Skaf, que vê espaço para desonerações nos setores de alimento, bebidas e têxtil.

Segundo Skaf, Dilma está focada em reduzir custos para o consumidor. No entanto, a presidente não indicou os próximos setores a serem beneficiados.

Em discurso na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), Dilma pregou racionalidade na desoneração de tributos e indicou a possibilidade de expandir a medida. "O que nós não conseguimos é fazer tudo de uma vez só. Não é razoável, provoca desequilíbrio", disse a presidente.

SIMULADOR

No encontro com Dilma, Skaf mostrou um simulador criado pela Fiesp que permite consumidores calcularem o desconto na conta de luz, prometido pelo governo federal. Já disponível para cinco Estados (MG, SP, RJ, BA e ES), a ferramenta permite comparar o valor antes e depois da redução das tarifas. Nos próximos dias, o simulador fornecerá dados de outros Estados, diz Skaf.

À Dilma, ele reiterou a previsão da Fiesp de crescimento entre 2,5% e 3% do Brasil. Segundo Skaf, a presidente ouviu, mas não fez nenhum comentário. Ele também prometeu apoio à essência da Medida Provisória que muda as regras para o setor portuário e precisa ser aprovada pelo Congresso.