Número de empresas exportadoras no país tem a maior queda desde 2006

Veículo: Valor Econômico

Por Thiago Resende e Lucas Marchesini

BRASÍLIA - A quantidade de empresas brasileiras que exportaram no ano passado caiu para 18,6 mil, ante 19,2 mil companhias que venderam produtos ao exterior em 2011, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Com o acirramento da crise econômica mundial esse indicador de comércio internacional recuou em 2012 para o menor patamar desde 2006, quando houve mudança nesse cálculo e iniciou-se uma nova série histórica.

A queda, portanto, foi de 2,93% — a mais alta dessa série, superando inclusive a baixa de 2,86% entre 2008 e 2009, período de forte impacto da crise. Em meados de 2006 o ministério começou a contabilizar as declarações simplificadas de exportação. Por isso esses dados sofreram alterações.

Desde então a quantidade de empresas nacionais que exportam registrou apenas uma alta: entre 2006 e 2007, passando de 20,6 mil para 20,9 mil companhias que venderam ao exterior – crescimento de 1,4%.

A partir daí foram registradas cinco quedas consecutivas. Entre 2010 e 2011 o indicador ficou quase estável (baixa de 0,42%), variando de 19,27 mil para 19,19 mil empresas exportadoras.

Para 2013 a expectativa é de nova redução na quantidade de empresas com embarques ao exterior, disse Rodrigo Branco economista da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex). “O governo não tem fomentado a entrada de novas empresas, que são mais competitivas, no comércio internacional”, afirmou.

A queda no número de exportadoras é explicada, principalmente, pela saída de companhias do setor manufatureiro, destacou Branco, ao avaliar que a pauta de exportação brasileira ainda é concentrada em produtos básicos. “Poucas e grandes empresas exportam commodities.”

Fonte: http://www.valor.com.br/brasil/2976250/numero-de-empresas-exportadoras-no-pais-tem-maior-queda-desde-2006