Juntos pela moda catarinense

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Mercado Aberto

Tudo indica que a moda catarinense – e consequentemente a do Vale do Itajaí – passa por um momento único em sua história. Tomemos como base o evento final do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC), semana passada, em Florianópolis, onde empresas (a maioria da nossa região) e estudantes de Moda mostraram como é o estilo resort, que deve caracterizar a produção do Estado daqui pra frente, tornando-se uma espécie de marca registrada.

Soma-se a isso o Catarina à Porter, evento feito em Itapema neste fim de semana que reuniu mais de 100 fabricantes do Estado em estandes, desfiles e palestras sobre moda e comportamento. Algo que também está sendo delineado pelo Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), que, finalmente, deve estrear em maio a Texfair Fashion, evento que pretende figurar entre os mais importantes da moda brasileira.

Até mesmo o Shopping Neumarkt deve entrar na onda e privilegiar ações que valorizem a moda, incluindo a produzida aqui na região. O departamento de Marketing do Grupo Westfield Almeida Junior trabalhou nos últimos meses identificando o perfil de cada um dos cinco shoppings que controla no Estado e identificou no mais antigo deles, no centro de Blumenau, essa “pegada fashionista”.

Se tanta gente percebeu que o futuro da indústria da moda no Estado é promissor, fica difícil acreditar que todos estão equivocados. Só falta integrar tanta vontade para um não anular o outro. Trabalhar em conjunto é sempre mais produtivo.