Crescimento à paulista

Veículo: Valor Econômico - online
Seção: Blue Chip

Postado por: Vanessa Jurgenfeld Seção: Consumo, Estilo de vida

A empresa Altenburg, fabricante catarinense do setor de cama, mesa e banho, inaugura hoje sua primeira loja em um shopping center. A unidade, no São Bernardo Plaza Shopping, no ABC paulista, é a quinta experiência da marca em uma operação própria de varejo. A Altenburg deu início a essas operações de venda direta ao consumidor em 2008, quando começou o e-commerce e também inaugurou sua primeira Altenburg Store, em Balneário Camboriú (SC). Outras três unidades foram abertas nos últimos anos na cidade de São Paulo. A inauguração em São Bernardo do Campo deve ser a única deste ano. A empresa previa chegar a 16 lojas em 2012, mas pisou no freio depois de se deparar com os altos preços dos imóveis - tanto nas locações nos shopping centers quanto nas lojas de rua - em São Paulo, região de maior foco desses negócios para a Altenburg.

À paulista I

De acordo com Gláucio Gil Braga, diretor comercial e de marketing, a empresa segue com o plano de ter um importante canal de varejo próprio no longo prazo, mas os altos custos das operações exigiram uma revisão do que havia sido traçado inicialmente para 2012. "Essa revisão é uma questão de cautela para buscarmos as melhores negociações e também por respeito ao próprio processo de aprendizado nessas operações", destacou. Para 2013, ainda não está definido o volume de aberturas de novas unidades. O plano de ter no futuro também um canal de franquias continua, mas só será tocado após a constatação firme de existir uma viabilidade nas operações de varejo próprio. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor de cama, mesa e banho no país, com aumento da concorrência chinesa, a Altenburg deve registrar crescimento do faturamento em relação a 2011 e fechar o ano com lucro, explicou Braga, sem revelar valores. As operações no varejo devem representar 8% do faturamento.

Leia mais em: