Grande varejo acompanha bancos e corta taxas de juro

Veículo: Valor Econômico
Seção: Empresas

Quatro grandes lojas de varejo, todas do setor de vestuário, já decidiram reduzir as taxas de juros cobradas nas operações de crédito. A Renner anunciou sua decisão na semana passada. Ontem, o Valor apurou que a Guararapes, que controla as lojas Riachuelo, e a Marisa planejam seguir o mesmo caminho. A C&A, cujos cartões são administrados pelo Bradesco - que comprou o banco IBI em 2009 -, já estava incluída na redução decidida pelo banco.

O movimento de corte de juros no crédito das lojas de varejo acompanha medida semelhante tomada na semana passada pelos grandes bancos privados para as operações com cartões de crédito. As taxas máximas do crédito rotativo nos cartões do Bradesco passarão de 14,9% para 6,9% ao mês a partir de novembro. No pagamento parcelado com juros, as taxas cairão de 8,9% ao mês para 4,9%. O Itaú vai reduzir todas as taxas para um dígito.

Também a partir de novembro, a Renner começa a cobrar 9,8% ao mês, no máximo. Hoje, as taxas mais elevadas são de 12% no empréstimo pessoal e 15,8% no rotativo do cartão. A diretoria da Guararapes reuniu-se ontem para planejar como se dará o processo de redução dos juros da Midway, financeira do grupo. Segundo Flávio Rocha, presidente da rede, a ideia é mexer apenas nas taxas mínimas, tanto do rotativo quanto do parcelado com o cartão Riachuelo. "O projeto é ter juros sempre um pouco abaixo dos de nossos concorrentes diretos", disse Rocha.

A operação de financiamento da Guararapes é toda própria, diferentemente de Renner, Marisa e C&A. "Estamos pensando no resultado global da empresa, e não no resultado individual da nossa financeira", disse Rocha. Para ele, impactos na receita de crédito serão compensados, no médio prazo, pelo aumento nas vendas, com o consumidor gastando menos com juros e mais com produtos.

A Marisa pretendia começar a diminuir suas taxas no meio do ano que vem. Agora, com o movimento da concorrência, os planos devem ser antecipados para dezembro.