Atividade se acelera em setembro, mostra pesquisa

Veículo: Valor Econômico
Seção: Brasil

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) medido pelo Instituto Markit em parceria com o HSBC mostrou que a atividade da indústria brasileira acelerou o ritmo ao subir de 49,3 pontos em agosto, para 49,8 pontos em setembro. O indicador, contudo, ainda ficou abaixo da linha de 50 pontos, o que indica contração do setor. O indicador relativo à produção, entretanto, ficou acima dos 50 pontos pela primeira vez desde março.

O PMI vinha numa linha cadente desde março, quando registrou 53,4 pontos. Em abril caiu para 52,7 pontos e, em maio, recuou pela primeira vez para baixo da linha divisória dos 50 pontos, em 49,3 pontos.

De acordo com relatório do Markit/HSBC, o processo de redução de estoques no setor colaborou para sustentar a produção em setembro. "O PMI ficou mais próximo do neutro em setembro, acelerando de 49,3 em agosto para 49,8. No geral, pode-se afirmar que os resultados são consistentes com a percepção de que o setor industrial apresentou recuperação no fim do terceiro trimestre e reforça a melhora do sentimento do mercado com relação às perspectivas para a atividade econômica no quarto trimestre do ano", afirmou, no relatório, o economista-chefe do HSBC no Brasil, Andre Loes.

De acordo com o relatório, a produção aumentou ligeiramente em setembro, ficando acima de 50 pontos pela primeira vez desde março. "Os entrevistados indicaram que a produção aumentou, com as empresas se preparando para o lançamento de novos produtos", informou o documento. Mas o volume de novos pedidos caiu ligeiramente, indicando uma sequência de seis meses de contrações. Novas encomendas para exportação também apresentaram recuo. O relatório mostrou, ainda, que os estoques de pré-produção e de bens finais caíram em setembro, embora de forma modesta.

Já a inflação de preço de insumos e de produtos persistiu e aumentou pelo 37º mês consecutivo. "As evidências sugeriram que os custos dos insumos aumentaram em sintonia com os preços mais elevados do aço e das matérias-primas. Além disso, as empresas declararam que os preços foram ajustados para refletir a inflação de um modo geral", afirma o relatório.

Quanto ao emprego no setor, setembro marcou o sexto mês consecutivo de contração, mas no ritmo mais modesto desde maio, segundo o índice

O PMI baseia-se em dados compilados a partir de respostas mensais a questionários enviados a executivos encarregados por compras em mais de 400 empresas industriais.

Hoje saem mais dados sobre a produção industrial brasileira. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa a produção industrial de agosto.