Notícias

Malwee ganha prêmio do Sesi de Práticas de Gestão da Indústria Catarinense

Empresa é campeã com projeto de garrafas PET

O Sesi, entidade do Sistema FIESC, anunciou na terça-feira (18) a lista das empresas catarinenses vencedoras da etapa estadual do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT). A premiação será realizada em outubro, no Centro de Eventos do Sistema FIESC, em Florianópolis.

O projeto vencedor da empresa catarinense foi Garrafas PET: Aproveitamento de garrafas PET na produção de malhas.

A Malwee pesquisa constantemente tecnologias disponíveis e em desenvolvimento, para reaproveitar materiais descartados e reciclados em seu processo produtivo, reforçando seu compromisso com a Preservação. Um dos maiores problemas encontrados hoje no país é o descarte de garrafas PET. Estima-se que seis bilhões delas são produzidas por ano. Uma garrafa PET leva entre 300 e 400 anos para se decompor na natureza. Entretanto, é possível transformá-las em fibras de poliéster que podem ser utilizadas pela indústria têxtil.

As roupas com PET produzidas pela Malwee são fabricadas a partir de duas composições: uma 90% algodão e 10% poliéster PET, que é a chamada “meia malha”, usada na criação de diversas coleções o ano inteiro e a outra na composição 50% algodão e 50% poliéster PET, utilizado na linha de produção de moletons para a coleção Inverno da Malwee.

A empresa retirou da natureza em 2011 cerca de dois milhões de unidades de garrafas PET. Para 2012, a meta é utilizar fios que consumam três milhões de garrafas em suas coleções.

Pioneira no setor, a premiação busca despertar empregados e empregadores para o exercício da cidadania nas relações de trabalho, além de estimular as empresas para que incorporem a sustentabilidade em suas estratégias, a partir da difusão de boas práticas.



Compartilhe:

<< Voltar