Notícias

Impactos da Lei 12.619 - Regulamentação da profissão de motorista

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística divulga estudo sobre impactos da Lei 12.619, que regulamenta a profissão de motorista.

No dia 17 de junho último, entrou em vigor a Lei 12.619, assinada pela Presidente Dilma Roussef, no dia 02 de maio de 2012, que trata da profissão do motorista, empregado ou autônomo. Seu impacto será sentido tanto nas relações empresa/empregado, como na forma de trabalho dos profissionais autônomos e nos negócios que envolvem o setor de logística, em especial nas atividades de transporte.

O fato é que, com a Lei, todas as operações de transporte sofrerão aumentos significativos e inevitáveis em seus custos por conta da queda na produtividade, redução do número de viagens, aumento da quantidade de veículos, etc.

Além disso, os prazos de entrega, hoje ajustados em contrato ou prometidos comercialmente, devem ser alongados uma vez que a jornada de trabalho do motorista, a partir da entrada em vigor da Lei, passa a ser controlada dentro de limites rígidos e bem definidos e com severas fiscalizações, que na sua maioria irão substituir as antigas práticas.

Estudo sobre os impactos das exigências da Lei que regulamenta a profissão de motorista sobre os custos das Empresas de Transporte Rodoviário de Carga Fracionada, Lotação ou Grandes Massas e Contêiner:

-        Impacto nos Prazos de Entrega e no Número de Viagens/Mês

-        Os Impactos da Lei nos Custos Operacionais da CARGA FRACIONADA

-        Os Impactos da Lei nos Custos Operacionais da CARGA LOTAÇÃO OU GRANDES MASSAS

-        Os Impactos da Lei nos Custos Operacionais de Transporte de Contêiner

-        Sugestões para diminuir os impactos da nova legislação nos custos dos processos logísticas

 

Abaixo, estamos encaminhando o link com estudo completo.

http://www.portalntc.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=47968:ntc-divulga-estudo-sobre-impactos-da-lei-12619&catid=192:noticias-em-destaque&goback=%2Egde_3765170_member_162297873

 



Compartilhe:

<< Voltar