Vale assume perda de R$ 1,1 bilhão em disputa com governo

Veículo: Site Revista Exame
Seção: Negócios

Companhia admite perda da tese de dedução de transporte da base de cálculo da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

São Paulo - Nesta terça, a Vale anunicou que irá provisionar 1,1 bilhão de reais referentes à "perda da tese de dedução de transporte da base de cálculo da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM)", como informou a mineradora em comunicado aos investidores. A CFEM incide sobre o faturamento das empresas de mineração.

Na prática, o governo cobra descontos realizados pela empresa no recolhimento de royalties nos últimos anos, com gastos com seguro e transporte. As deduções estavam no foco da batalha travada entre a Vale e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Para o DNPM, o preço do minério de ferro que serve como parâmetro para o recolhimento do imposto deve refletir os valores praticados na venda final. Na visão do órgão, no entanto, os números apresentados pela Vale teriam considerado a negociação interna entre subsidiárias e clientes, elegendo uma base que seria mais barata.

Agora, o montate de 1,1 bilhão se juntará aos 314 milhões de reais já reservados pela Vale e indicados na demonstração contábil do fim de junho,  que significa que as perdas com provisões serão significativamente mais altas no balanço do terceiro trimestre.

Agência Vale.

Mina da Vale, em Carajás, no Pará

Vale vai provisionar 1,1 bilhão de reais referentes à disputa por dedução tributária com governo.