Média diária de exportações continua em queda em agosto

Veículo: O Estado de S. Paulo
Seção: Economia

BRASÍLIA - As exportações e as importações brasileiras continuam em queda este mês quando comparadas com a média diária de agosto de 2011. Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a média diária das vendas externas até a terceira semana de agosto é de US$ 980 milhões, 13,8% menor que em agosto de 2011. Nas importações, a média diária até a terceira semana deste mês soma US$ 816,8 milhões, 15,6% abaixo da média de agosto do ano passado.

As três categorias de produtos registraram retração nas exportações. Os embarques de semimanufaturados caíram 29,7% no período, por conta de ouro em forma semimanufaturada, ferro fundido, açúcar em bruto, celulose, semimanufaturados de ferro e aço e madeira. As vendas externas de produtos básicos tiveram queda de 12,7%, puxadas principalmente por minério de ferro, café em grão, soja em grão, algodão em bruto e carne de frango.

As exportações de manufaturados caíram 7,9%, em razão de açúcar refinado, motores de veículos e partes, automóveis de passageiros, máquinas para terraplenagem, veículos de carga e etanol.

Nas importações, as principais quedas foram de combustíveis e lubrificantes (-45,4%), instrumentos de ótica e precisão (-21,8%), farmacêuticos (-21,5%), equipamentos mecânicos (-15,7%) e borracha e obras (-15,3%).