Projeto em Joinville promove a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Florianópolis, 20.06.2012 - A parceria entre diversas empresas da região de Joinville (SC) e o SENAI tem ajudado a promover a formação e a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Cerca de 70 estudantes, com idade entre 18 e 45 anos estão participando de turmas de cursos técnicos e de qualificação profissional do Programa de Desenvolvimento Profissional para Pessoas com Deficiências, que foi apresentado como case de sucesso no Fórum Mundial de Educação Profissional, realizado em Florianópolis no começo de junho.

O projeto teve início em 2009, com um curso de qualificação voltado para pessoas com deficiência, oferecido pela empresa Acellor Mittal Vega em parceria com o SENAI em Joinville. Hoje, seis indústrias dos setores de plástico, metalurgia, mecânica, além de institutos e fundações, apoiam o projeto.

Álvaro Ribeiro, gerente-geral da Acellor Mittal Vega em São Francisco do Sul, ressalta que o projeto tem gerado uma oportunidade de carreira para os alunos participantes, além de ampliar a ofertas de profissionais com os quesitos necessários. "Nós percebemos a dificuldade de encontrar pessoas com deficiência capacitadas e que estejam no mercado. Então optamos pela parceria com o SENAI para qualificar profissionalmente essas pessoas, para que elas possam evolir, em vez de simplesmente definir um local em que ela possa trabalha, mas que não tenha qualificação", explica.

Segundo o gerente, 10 alunos que fizeram o curso técnico já estão estagiando na empresa e outros estão em outras indústrias. E com a adesão de novas empresas no projeto, a tendência é que os alunos participantes aumentem ainda mais as chances de conseguir entrar para o mercado de trabalho.

Os cursos têm ajudado pessoas como Taiana Silva Vitorino, de 19 anos, que faz o curso técnico em Eletromecânica e já conseguiu um estágio na ArcelorMittal Vega. "Nunca pensei em trabalhar nessa área. Mas posso dizer que um curso que apareceu por acaso mudou minha vida profissional e pessoal, e acredito que ela vai ficar cada vez melhor", avalia a jovem, que não se considera uma pessoa com deficiência e sim uma "pessoa com limitação".

Para realização dos cursos, o SENAI analisou para quais vagas as empresas precisam de profissionais e as funções que pessoas deficiência poderiam exercer. Além disso, os conteúdos e os professores da instituição foram aprimorados para atender melhor a esse público. "O processo de inclusão também envolve entender as dificuldades das pessoas com deficiência . E por isso contamos com organizações como o SESI (Serviço Social da Indústria) e a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), que apoiam na capacitação dos docentes, na adequação do processo didático-pedagógico e no encaminhamento dos estudantes ao mercado de trabalho", explica o diretor-adjunto da unidade do SENAI em Joinville, Raphael da Silveira Geremias, que apresentou o projeto no Fórum Mundial de Educação Profissional.

Taiana descobriu uma nova carreira e hoje está dentro de uma grande indústria (foto: Acellor Mittal Vega/ divulgação)

Taiana descobriu uma nova carreira e hoje está dentro de uma grande indústria (Foto: Acellor Mittal Vega/ divulgação)

Sobre o SENAI Santa Catarina

Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Mais informações sobre o SENAI no site www.sc.senai.br e pelo fone 0800 48 1212.

Fonte: Fiesc