Se tudo der errado na Europa, para onde vai a bolsa?

Veículo: Exame
Seção: Mercado
Página:

Contagem Regressiva para a Europa

Do estouro da bomba na zona do euro até uma resolução dos problemas, Citi sugere ações brasileiras para cada cenário

São Paulo – Grécia sai ou não sai? Bancos espanhóis quebram ou não? O que vai acontecer com a Europa e com a zona do euro, ninguém sabe ao certo.

A equipe de análises da Citi Corretora, naturalmente, não tem a resposta para o problema, mas traçou três cenários possíveis para o andamento da crise na Europa e escolheu os papéis para atravessar cada uma dessas situações.

Cenário 1 - Recuperação no segundo semestre

Perfil das empresas: crescimento a um preço razoável

Nesse cenário, os analistas do Citi projetam um retorno de 20% a 25% em dólar até o final do ano, impulsionado por uma redução das incertezas na Europa.

Nesse caso, conforme estimou a equipe de análises econômicas do Citi, haveria uma probabilidade de 65% de uma recessão prolongada, mas modesta, na zona do euro, com contração de 1% neste ano, e um crescimento de 2% nos Estados Unidos.

As escolhidas – Cosan Limited, Iochpe-Maxion, Embraer e Duratex.

Cenário 2 - Recessão mais profunda na Europa

Perfil das empresas: voltadas ao mercado doméstico, com fluxo de caixa positivo

Nesse caso, existiria uma probabilidade de 15% de uma recessão mais profunda na Europa, com contração de 2,5%, e de um crescimento ainda “decente”, como dizem os analistas da Citi, nos Estados Unidos, de 1,75%.