"Já temos nossa noiva", diz presidente da Avianca Brasil

Seção: Empresas
Página:

José Efromovich

José Efromovich, presidente da Avianca Brasil: já temos a nossa noiva escolhida.

São Paulo - Na contramão da maioria das companhias aéreas brasileiras – que vem buscando parcerias para se consolidar no mercado –, a Avianca Brasil não tem a intenção de se unir, muito menos comprar alguém no curto ou médio prazo.

Segundo José Efromovich, presidente da companhia no Brasil, a Avianca  já tem uma noiva predestinada: a colombiana Avianca-Taca, controlada pelo grupo Sinergy, único dono da companhia brasileira,  e pode a qualquer momento anunciar um casamento.

"Quando reestruturamos nossa operação, em 2008, decidimos trilhar outro caminho para crescer e tem dado certo", afirmou o empresário, com exclusividade a EXAME.com. Veja, a seguir, os principais trechos da entrevista concedida por ele:

EXAME.com: Até quando a Avianca pretende ser uma empresa de nicho?
José Efromovich:
Dizer que não estamos preocupados em crescer é mentira. Todo mundo está. Mas, em 2008, quando decidimos reestruturar nossas operações, decidimos com isso trilhar outro caminho: o de voar com os pés no chão, com uma operação menor, mas sustentável.

EXAME.com: Assim como a maioria das companhias aéreas brasileiras, a Avianca não planeja nenhuma fusão ou aquisição?
Efromovich:
Já temos a nossa noiva predestinada: a Avianca –Taca. Podemos anunciar esse casamento a qualquer momento, mas não há pressa para isso. Não somos uma noiva desesperada para casar.

EXAME.com: Como funciona essa parceria com a Avianca Internacional?
Efromovich:
São operações independentes. Não existe nenhum vinculo entre as duas companhias. Existe apenas o fato de elas terem o mesmo dono. Hoje, o grupo Sinergy detém 100% da Avianca Brasil e mais de 60% da Avianca-Taca.

EXAME.com: A fusão recente de Azul e Trip atrapalha algum plano da Avianca Brasil?
Efromovich:
Não. Tanto a Azul quanto a Trip têm poucas rotas que concorrem diretamente com a gente. O fato de elas estarem juntas ou separadas não faz  muita diferença para o nosso negócio.