Comércio tem o maior crescimento desde 2007

Veículo: Folha de S. Paulo
Seção: Mercado
Página:

LUCAS SAMPAIO
DE SÃO PAULO

Maio foi um ótimo mês para o comércio, segundo a consultoria Serasa Experian. As vendas em lojas de todo o Brasil subiram 4,1% em relação a abril, já descontadas as influências sazonais.

É o maior crescimento mensal desde agosto de 2007.

Em 2012, o crescimento é de 7,1% se comparado aos cinco primeiros meses do ano passado. Nos últimos 12 meses, a alta chega a 9,8%.

O índice mede o número de consultas feitas à instituição no momento da venda nas direntes lojas.

Segundo a Serasa, contribuíram para a alta de maio a redução do IPI para automóveis e o Dia das Mães.

"Algumas medidas de estímulo ao crédito já estão dando resultado", diz Carlos Henrique de Almeida, economista da consultoria.

A volta dos feirões e a queda do IPI estimularam o segmento de veículos, motos e peças, que cresceu 4,9% ante abril -maior alta desde agosto- e 10,6% ante 2011.

O Dia das Mães contribuiu especialmente com o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, que cresceu 3,2% no mês e 8% sobre maio de 2011.

O segmento de eletroeletrônicos também teve recentemente um incentivo do governo, que tornou mais competitivos os fabricantes localizados na Zona Franca.

O segmento de material de construção subiu 3,1% no mês e, em 12 meses, 10,3%.

Todos os seis segmentos consultados registraram variação mensal positiva. Supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (0,8%), combustíveis e lubrificantes (0,3%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (0,2%) tiveram altas mais modestas.