Índia emite ordem para fim à proibição de exportações de algodão

Veículo: Valor Econômico
Seção: Empresas
Página:

SÃO PAULO - O governo indiano emitiu hoje formalmente a ordem para pôr fim à maioria das restrições às exportações de algodão do país, decretadas há quase dois meses.

Segundo maior produtor da fibra no mundo, a Índia proibiu no início de março todos os embarques ao exterior de algodão, de forma a garantir matéria-prima para o seu mercado interno. A medida elevou significativamente os preços da commodity no mercado internacional.

Segundo a agência Dow Jones, o governo, no entanto, ainda está restringindo o volume de algodão que os exportadores podem embarcar de uma só vez. “O exportador poder requerer um certificado de exportação por vez, com volume máximo de 10 mil fardos”, disse.

Os embarques acima de 10 mil fardos só serão permitidos aos exportadores que embarcam 50% de sua safra.

A Índia exportou 10,6 milhões de fardos de algodão até o momento no ano fiscal que se encerrará em 30 de setembro.

A produção de algodão do país para a safra 2011/12 é estimada em 34,7 milhões de fardos. O consumo doméstico indiano deverá cair em 6%, para 25,2 milhões de fardos, segundo a estatal Cotton Advisory Board.

(Bettina Barros | Valor, com Dow Jones Newswires)