Sintex firma convênio para capacitar empresas do Vale do Itajaí para exportação

A Fiesc - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - firmou convênio com o Sintex para capacitar empresas para a exportação. O convênio prevê a criação de núcleos que vão preparar empresas do Vale do Itajaí para exportar de forma planejada. A iniciativa faz parte do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), um programa da Apex-Brasil, que em Santa Catarina é realizado em conjunto com a Fiesc.

Por meio do núcleo no Vale do Itajaí serão atendidas companhias de micro, pequeno e médio portes, conforme a metodologia do PEIEX, que compreende visita às empresas, diagnóstico, implantação de melhorias e avaliação.

"O projeto representa muito para o grupo de micro, pequenas e médias empresas que partem do princípio que exportar é complicado. Esse processo visa desmitificar essa rejeição natural e compreensível em relação à exportação. Passa a mostrar que tem lados positivos se fizer bem feito. Também traz como consequência um processo de melhoria da operação no mercado interno. Em última instância, a empresa aprimora a operação industrial e todos ganham. Não é fácil. Tem que reconhecer que discutir isso, hoje, com esse câmbio é um desafio. Mas a vantagem do projeto é tentar quebrar as barreiras e a parte negativa e olhar o processo pelo lado positivo", aponta Ulrich Kuhn, presidente do Sintex.

O PEIEX tem o objetivo de disseminar a cultura exportadora nas companhias, além de qualificar e ampliar os mercados das indústrias que estão ingressando no comércio exterior. Também auxiliará as empresas a introduzir melhorias técnicas, gerenciais e tecnológicas.

Com informações do Noticenter (www.noticenter.com.br)