Governo tem feitos esforços para fortalecer a indústria, diz CNI

Veículo: Valor Econômico
Seção: Brasil
Página:

VALOR -

BRASÍLIA - O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, disse nesta sexta-feira que o governo da presidente Dilma Rousseff “tem feito esforços para adotar medidas que fortaleçam a indústria nacional”.

Roberto Stuckert Filho/PRPresidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia alusiva à exposição sobre o Programa de Apoio à Competitividade da Indústria.

Ele destacou o empenho do governo em reduzir os juros cobrados de consumidores e empresas e as intervenções no câmbio. Essas medidas, segundo Andrade, são “sem dúvida necessárias para o crescimento econômico mais robusto e igualitário”.

O presidente da CNI também agradeceu ao governo o diálogo com o setor privado “em prol do futuro da indústria”.

Andrade recebeu a presidente Dilma Rousseff para apresentá-la ao Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, cujo objetivo é  ampliar a inovação tecnológica na indústria e a qualificação profissional até 2014.

O programa tem investimentos de R$ 1,9 bilhão, dos quais R$ 1,5 bilhão provenientes de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O plano de ampliação do Senai prevê a criação, até 2014, de 53 centros de formação profissional e 23 institutos de inovação que vão atuar, por exemplo, nos ramos de energias renováveis, logística, biomassa e tecnologias minerais.

Além disso, serão criados 38 institutos de tecnologia nas áreas de construção civil, automação, têxtil e calçado, por exemplo. As medidas visam ajudar a indústria brasileira a “enfrentar o acirramento da concorrência externa”. O objetivo é duplicar o número de matrículas em educação profissional na rede do Senai para 4 milhões até 2014.

“A qualificação profissional e a inovação são fatores essenciais para o aumento da produtividade e da competitividade da indústria brasileira, principal objetivo do Plano Brasil Maior”, afirmou Andrade.

Também estão presentes no evento, os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; da Educação, Aloizio Mercadante; e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

(Murilo Rodrigues Alves, Thiago Resende e Daniel Rittner)